Além de ‘Ainda Estou Aqui’, quais filmes disputam Oscar de Melhor Filme?


Brasileiro está entre os dez concorrentes da principal categoria da premiação. Cerimônia acontece em 2 de março. “Ainda estou aqui” é indicado na categoria Melhor Filme
“Ainda estou aqui” foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de melhor filme, nesta quinta-feira (23). É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar. A cerimônia acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
O filme dirigido por Walter Salles concorre com “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys” e “A Substância”.
Timothée Chalamet concorre com dois filmes: “Um Completo Desconhecido” e “Duna: Parte 2”.
Além de “Ainda Estou Aqui”, conheça os filmes que disputam a principal categoria do Oscar:
“Anora”
“Anora” está entre as estreias desta semana nos cinemas
Divulgação
Escrito e dirigido por Sean Baker, a comédia romântica com toques eróticos conta a história de uma stripper (Mikey Madison) que conhece e se casa com um jovem herdeiro russo (Mark Eidelshtein). A história sobre a paixão improvável do casal foi ganhadora da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ao longo do filme, ela se desdobre em múltiplas novas camadas – de história baladeira com drogas e sexo a romance fofinho “good vibes” a farsa hilária e caótica com toques de crítica social cínica.
g1 já viu: ‘Anora’ é farsa brilhante mascarada de romance erótico com atuação de gala de Mikey Madison
“O Brutalista”
Adrien Brody e Felicity Jones em “O Brutalista”
Divulgação
Dirigido por Brady Corbet, “O Brutalista” se passa em 1947 e mostra a história do visionário arquiteto László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones), que fogem da Europa do pós-guerra para reconstruir seu legado e testemunhar o nascimento da América moderna. Ali, suas vidas mudam completamente por causa de um cliente rico, carismático e misterioso – Harrison Van Buren (Guy Pearce).
“Um Completo Desconhecido”
Um completo desconhecido
Divulgação
“Um Completo Desconhecido” é uma cinebiografia sobre a vida do astro Bob Dylan. Dirigida por James Mangold, ela mostra Dylan (Timothée Chalamet) chegando à cidade de Nova York com seu violão, aos 19 anos, e criando relacionamentos com ícones musicais em sua ascensão meteórica. A conhecida trajetória de sucesso culmina em uma performance inovadora que reverbera no mundo todo.
“Conclave”
Ralph Fiennes interpreta o cardeal Lawrence no filme ‘Conclave’
Divulgação
Em “Conclave”, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de liderar um dos eventos mais secretos e antigos do mundo: a seleção de um novo Papa após a morte inesperada do atual pontífice. Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer e, ali, se encontra no centro de uma conspiração que pode abalar os próprios alicerces da Igreja.
g1 já viu: ‘Conclave’ constrói um ótimo e imprevisível drama religioso
“Duna: Parte 2”
Timothée Chalamet e Zendaya em cena de ‘Duna: Parte 2’
Divulgação
“Duna: Parte 2” é a conclusão do épico espacial iniciado em 2021. Esta segunda metade, se aproveita da parte mais empolgante do livro de Frank Herbert para entregar a melhor saga espacial dos últimos anos. Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, Paul Atreides (Timothée Chalamet), agora ao lado de Chani (Zendaya) e dos Fremen, dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever.
g1 já viu: ‘Duna: Parte 2’ é a melhor saga espacial dos últimos anos (e talvez o grande filme de 2024)
“Emilia Pérez”
Karla Sofía Gascó e Zoe Saldana em cena de ‘Emilia Pérez’
Divulgação
Adaptada do romance ‘‘Ecoute’’, do francês Boris Razon, a trama começa com a história de Rita (Zoe Saldana). Ela é uma advogada cansada de livrar criminosos da cadeia e recebe uma ligação de Manitas del Monte (Karla Sofía Gascón), líder de um cartel de drogas na Cidade do México.
Manitas quer que Rita o ajude a passar por uma cirurgia de transição de gênero. Quer ainda que ela tire sua esposa, Jessí (Selena Gomez) e seus filhos do país para protegê-los de seus inimigos.
Leia também: ‘Emilia Pérez’, ame ou odeie: como rival de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar foi de queridinho da crítica a filme mais zoado do ano
“Nickel Boys”
Elwood (Ethan Herisse) e Turner (Brandon Wilson) em “Nickel Boys”
Divulgação
Baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer, “Nickel Boys” narra a poderosa amizade entre Elwood (Ethan Herisse) e Turner (Brandon Wilson), dois jovens negros que passam juntos pelas angustiantes provações do reformatório na Flórida. O longa tem como pano de fundo o notável e iminente Movimento pelos Direitos Civis encabeçado por Martin Luther King, de um lado, e Malcolm X, do outro.
“A Substância”
Demi Moore em ‘A Substância’
Divulgação
O longa “A Substância”, da francesa Coralie Fargeat, conta a história de Elisabeth (Demi Moore), uma atriz que já foi muito famosa e bem-sucedida. Aos 50 anos, ela é apresentadora de um programa de ginástica, e recebe a notícia de que será trocada por uma atriz mais jovem.
Com isso, Elisabeth entra em crise consigo mesma. Mas tudo muda quando ela descobre a Substância, uma espécie de droga que promete torná-la “a melhor versão de si mesma”, mais jovem e mais bonita.
Leia também: entenda por que filme com Demi Moore é um dos mais comentados de 2024
“Wicked”
‘Wicked’, filme de 2024
Reprodução
Um dos espetáculos mais bem-sucedidos da história da Broadway, “Wicked” conta a história de Elphaba (Cynthia Erivo), uma jovem que nasceu com a pele verde e que se tornará a “Bruxa Má do Oeste” retratada em “Mágico de Oz”. Ela entra na Universidade Shiz, onde conhece Galinda (Ariana Grande) — que se tornará “Glinda, a Bruxa Boa”. Revestida de fantasia, a fábula é centrada na amizade, mas também fala sobre injustiça, preconceito e até autoritarismo. O filme concorrente ao Oscar é o primeiro dos dois filmes da obra. A segunda parte está prevista para ser lançada em novembro de 2025.
g1 já viu: ‘Wicked’ é adaptação fantástica, feita por (e para) fãs de musicais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.