Dados apontam porto em cidade de SC como o mais eficiente do país em 2024

A Portonave, localizada em Navegantes, registrou a movimentação média de 118 contêineres por hora por navio no cais. Essa é a melhor produtividade de navio registrada entre todos os portos brasileiros, segundo o último monitoramento (de janeiro a novembro de 2024) da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Dados que deram ao porto o posto de maior produtividade são da Antaq – Foto: Divulgação Portonave/ND

A produtividade de navio consiste na quantidade de Movimentos por Hora (MPH) realizados durante a operação de carga e descarga dos contêineres, desde o primeiro contêiner até o último movimentado na operação por navio.

No cais da empresa, os movimentos são realizados por até seis portêineres, guindastes de uso portuário. Esse indicador alcançou o expressivo crescimento de 42% na comparação a 2023.

Números expressivos em 2024

No ano de 2024, o terminal movimentou 1.261.130 TEUs (unidade de medida equivalente a contêiner de 20 pés) no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, uma redução de apenas 5% na comparação ao ano anterior em razão das obras em execução em metade do cais.

Também registrou 12% de participação nacional na operação de contêineres cheios de longo curso, sendo o terceiro maior do Brasil no ranking desse tipo de embarque, de acordo com o Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a novembro do ano passado.

China foi uma das maiores parceiras comerciais do terminal em 2024 – Foto: Divulgação Portonave/ND

Na exportação, os produtos mais despachados foram madeira, carne congelada e papel. Na importação, os produtos com maior número de movimentações foram plástico, maquinário e têxtil.

O principal mercado das exportações foi a China. Na sequência, esse pódio foi ocupado pelos Estados Unidos (segundo) e o México (terceiro). Na importação, a China também lidera e, sucessivamente, aparecem os Estados Unidos e a Índia, no período de janeiro a novembro, segundo os dados da Datamar.

Durante esse período, o terminal foi líder nacional na movimentação de diversos segmentos, como a exportação de carne suína, com 24 mil TEUs movimentados – 35% do mercado nacional – com principal destino a China.

Na importação, o produto que se destacou foram os pneus, com 30 mil TEUs movimentados – 33% de toda importação nacional – com principal origem na China.

Na comparação com 2023, a demanda pela exportação de maquinários aumentou mais que o dobro em 2024. Foram 28 mil TEUs despachados no ano passado, principalmente com destino ao México. Na importação, a movimentação de cerâmica subiu oito vezes em 2024, com 9 mil TEUs recebidos. Mais uma vez, a origem principal do produto foi a China.

Portonave é o primeiro terminal privado do país – Foto: Divulgação Portonave/ND

Sobre a Portonave

A empresa iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos.

No ranking nacional, a Portonave, de janeiro a novembro de 2024, esteve entre os três portos que mais movimentam contêineres cheios de longo curso, sendo o primeiro em Santa Catarina, de acordo com o Datamar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.