HPE Aruba Networking: SD-WAN, SASE e Microsegmentação são protagonistas no planejamento das redes

O mercado de SD-WAN está em constante evolução e as empresas procuram novas maneiras de aumentar a flexibilidade da rede enquanto controlam os custos operacionais.

Essas demandas podem ser atendidas com o SD-WAN, que oferece conectividade flexível, segura e escalonável. Também utiliza tecnologias LTE/5G e banda larga para reduzir significativamente a dependência da tradicional tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching).

Ao mesmo tempo, o SASE (Secure Access Service Edge) se tornou um componente essencial de redes modernas ao integrar conectividade e segurança em uma arquitetura unificada e nativa da nuvem.

O SASE simplifica o gerenciamento da rede e oferece políticas de segurança consistentes para aplicações, usuários e dispositivos, independentemente de onde estejam localizados. Uma infraestrutura de TI simplificada e a melhoria da segurança são incrementadas por meio de uma experiência aprimorada do usuário, especialmente em ambientes de trabalho híbrido.

Microsegmentação para mais segurança e conformidade

Novas ameaças às redes e data centers surgem com cada vez mais intensidade. A microsegmentação divide a rede em segmentos menores e isolados, o que torna mais difícil a invasão da infraestrutura de TI. Esse fator aumenta a segurança por impor controles detalhados de acesso e garantir um controle rigoroso do tráfego entre os segmentos.

Por meio da microsegmentação, as organizações podem aplicar políticas de segurança mais rigorosas e garantir que apenas o tráfego autorizado seja permitido entre segmentos. Essa abordagem está de acordo com as medidas robustas de segurança de rede e controle de acesso exigidas por regulamentações internacionais de cibersegurança, como a diretiva NIS2 da União Europeia, que entrou em vigor em 2023.

A rede como solução de segurança

Até recentemente, o princípio da rede era gerenciar áreas específicas da infraestrutura separadamente, como rede e segurança. Hoje, consolidar esses elementos e gerenciá-los juntos permite o uso mais eficiente das informações de diferentes fontes dentro da infraestrutura.

Isso leva a uma administração mais consistente e coerente do ambiente. Ao monitorar vários dispositivos, independentemente do fornecedor, e elementos tanto de rede quanto de segurança, é possível obter uma visão completa do estado da infraestrutura e reagir de acordo com esses dados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.