Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau é estabilizada por risco de colapso 

Proprietários de estabelecimentos de uma estrutura histórica na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, sofreram grandes prejuízos com o incêndio que atingiu a estrutura na quinta-feira (23).  A ocorrência mobilizou 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários de cidades vizinhas, como Gaspar, Timbó e Indaial.

Estrutura histórica consumida por incêndio em Blumenau é estabilizada por risco de colapso – Foto: Larissa da Silva/NDTV

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, oito estabelecimentos foram atingidos pelas chamas. Mais de 10 viaturas dos bombeiros atuaram no incêndio, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e um veículo de uma empresa de Indaial.

De acordo com os bombeiros, a ocorrência necessitou de 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo. Após os trabalhos, na manhã desta sexta-feira (24), as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar realizaram a perícia de avaliação das lojas atingidas.

Estrutura histórica atingida por incêndio apresenta risco de colapso

Conforme a prefeitura, a vistoria das guarnições municipais determinou a necessidade de estabilização, escoramento e proteção da fachada frontal de toda área afetada.

“Diante do risco de colapso dessas paredes, é fundamental que se faça uma medida de proteção, para garantir a segurança da população”, explicou o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.

Incêndio em estrutura histórica de Blumenau: equipes da Defesa Civil durante vistoria

Imóveis atingidos por incêndio são avaliados em Blumenau – Foto: Michele Lamin/Secom/ND

Depois da medida, o acesso aos imóveis na estrutura histórica será liberado aos lojistas, para limpeza e reconstrução dos empreendimentos. O trânsito no local segue totalmente bloqueado, entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy.

Segundo informações preliminares, a principal suspeita é que o incêndio teria começado em um ar-condicionado instalado em um dos estabelecimentos comerciais. Mas não há nada confirmado até o momento.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as investigações começaram nesta sexta-feira (24) e a previsão é que demore de 20 a 30 dias para ser concluída.

Os corredores de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) e da Avenida Martin Luther seguem liberados aos carros. A calçada do lado oposto ao incêndio está liberada aos pedestres.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo se espalhou pelos estabelecimentos da estrutura histórica no térreo - Divulgação/Giovanni Silva/ND

1
3

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo se espalhou pelos estabelecimentos da estrutura histórica no térreo – Divulgação/Giovanni Silva/ND

A estrutura histórica, de 1954, foi consumida pelas chamas, restando apenas as cinzas e destroços - Divulgação/Giovanni Silva/ND

2
3

A estrutura histórica, de 1954, foi consumida pelas chamas, restando apenas as cinzas e destroços – Divulgação/Giovanni Silva/ND

O fogo mobilizou equipes de bombeiros em uma estrutura histórica na rua XV de Novembro - Divulgação/Giovanni Silva/ND

3
3

O fogo mobilizou equipes de bombeiros em uma estrutura histórica na rua XV de Novembro – Divulgação/Giovanni Silva/ND

Rota de Lazer será mantida

Apesar do incidente, a tradicional Rota de Lazer, que transforma parte da Rua XV de Novembro em um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas, está confirmada para este domingo (26).

Das 8h às 19h, as atividades irão ocorrer em dois trechos: da Praça Dr. Blumenau até a Rua Padre Jacobs, e do Castelo da Havan até a Rua Amadeu da Luz. Agentes de trânsito estarão presentes para garantir a segurança e o bom andamento do evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.