Nova diretoria do TCMPA tomou posse para 2025/2026

A nova diretoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) foi empossada ontem (24), no auditório Alacid Nunes, na sede do órgão. Em sessão solene, os conselheiros da nova gestão assumiram os seus respectivos cargos para o biênio 2025/2026, período em que estarão à frente da Corte de Contas do município de Belém. Os membros da atual administração firmaram o compromisso de orientar e fiscalizar os recursos da administração pública municipal com excelência.O conselheiro Lúcio Vale é o presidente empossado para o biênio 2025-2026. A vice-presidência está ocupada pelo conselheiro Daniel Lavareda.Junto a presidência, assumiu a Corregedoria do Tribunal o conselheiro Cezar Colares. Já para o cargo de Ouvidoria foi empossada a conselheira Mara Lúcia Barbalho.Em discurso durante a cerimônia de posse, Vale disse que as extensas experiências na vida pública servirão para dar continuidade ao trabalho de excelência anteriormente prestado pelo TCMPA, o principal compromisso firmado pela atual gestão. Conforme o atual presidente, as perspectivas construídas para os próximos dois anos darão seguimento à evolução consolidada no campo da tecnologia, de valorização dos servidores e melhoria de infraestrutura.Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp“O trabalho coletivo terá o diálogo como princípio, a convergência de esforços como método e a construção de soluções compartilhadas como ferramenta, premissa que trago para esta nova missão. O TCM é mais do que um órgão fiscalizador, é um parceiro na construção das administrações públicas mais eficientes e responsáveis. Trabalharei junto com todos os conselheiros, para que vocês [prefeitos] sejam cada vez mais efetivos nas missões e compromissos sociais”, afirmou Lúcio Vale.AUTORIDADESA cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de demais membros e servidores da Corte de Contas. O governador do Pará Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho também prestigiaram a posse.Helder Barbalho felicitou a nova gestão. “Um momento importante para a gestão pública no Pará. Sucesso a cada um de vocês no exercício de suas funções”.

Já o ministro reforçou a importância da atuação dos conselheiros no acompanhamento e fiscalização dos recursos municipais com foco no sucesso do desenvolvimento urbano.“Eu acredito que quanto mais a gente puder se antecipar, quanto mais a gente puder aconselhar e acompanhar os prefeitos e vereadores, seguramente, quem vai ganhar é o Brasil. Quanto a você, Lúcio, tenho certeza que você vai imprimir um ritmo mais forte de transformação e auxílio aos prefeitos. Tenho orgulho em dizer que nós já alcançamos 140 municípios deste estado, são 28 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida só no Pará, um investimento total da ordem de 6,6 bilhões de reais só para o estado do Pará, isso nunca havia acontecido na história deste estado”, ressaltou Jader Filho.

Durante a fala de encerramento da gestão 2023-2024, o conselheiro Antônio José Guimarães, então presidente do TCMPA, apontou as conquistas feitas pelo Tribunal, através da transparência e responsabilidade, que resultaram em uma atuação de excelência, tempestividade, imparcialidade, ética e independência.Gestão do TCM2025/2026Lúcio Vale – PresidênciaO conselheiro Lúcio Vale é o presidente empossado para o biênio 2025-2026. Formado em Administração, foi diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Secretaria Municipal de Administração de Belém (Semad), deputado federal por três mandatos e vice-governador do Pará. É também conselheiro TCM-PA desde abril de 2021 e ocupou o cargo de vice-presidente da Corte de Contas no biênio 2023-2024.Daniel Lavareda – Vice-PresidênciaFormado em Direito e servidor de carreira do TCMPA, ingressou no Tribunal em 1985. Já foi conselheiro da OAB-PA, auditor e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará e militou na advocacia em Direito Público, Trabalhista e Civil. Tomou posse como conselheiro do TCMPA em 2007, onde já ocupou os cargos de presidente, corregedor e ouvidor.Cezar Colares – CorregedoriaFormado em Direito, foi prefeito de Santa Bárbara do Pará e três vezes deputado estadual. É conselheiro do TCMPA desde 2007, onde já ocupou os cargos de presidente e corregedor. Como conselheiro, também ocupou diversas funções na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).Mara Lúcia Barbalho – OuvidoriaFormada em Direito e Psicologia, já foi procuradora do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA) e outras funções na gestão pública paraense. Conselheira da Corte de Contas desde 2008, já ocupou os cargos de presidente, vice-presidente, ouvidora, corregedora e diretora geral da Escola de Contas do Tribunal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.