Confira dicas do roteiro cultural e histórico no litoral do Paraná

O litoral paranaense tem diversas atrações esportivas e musicais na agenda de verão, além de várias praias para aproveitar. Mas as cidades contam ainda com mais opções, incluindo passeios culturais e históricos para conhecer mais sobre a região. Quem vai curtir a agenda de eventos gratuitos do Verão Maior Paraná, organizada pelo Governo do estado, pode também conhecer prédios históricos, igrejas, praças e museus da região.

Matinhos

Com diferentes praias e trilhas, Matinhos abriga também opções culturais e históricas. Durante o Verão Maior Paraná, acontece uma ação da Biblioteca Pública do Paraná, que permite emprestar livros. No dia 24 de janeiro, na Arena Verão Maior Caiobá, das 10h às 16h, acontece a oficina “A Árvore Museu” promovida pelo Museu Paranaense.

A cidade conta com um espaço dedicado a arte, o Instituto Mirtillo Trombini, que funciona de quinta a domingo, a partir das 11h. Outra visita interessante é à Paróquia São Pedro Apóstolo (R. Ernesto Postarek, 171).

Morretes

O Centro histórico de Morretes revela nas fachadas das casas uma lembrança de outros tempos. Ali, funcionam lojas de produtos locais e vários restaurantes. Caminhando pelas ruas de pedra, logo se chega à Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto (Rod. Dep. Miguel Bufara, 153) em um dos pontos mais altos da cidade, permitindo uma vista da região. Já em torno do Coreto da Praça Central, aos fins de semana, estão vendedores de itens artesanais, incluindo as famosas balas de banana do litoral. Ao lado, a marcante Ponte de Ferro.

Museu em Morretes. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Museu em Morretes. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Um dos passeios na cidade é a visita ao Hisgeopar, um parque temático com grande estrutura de maquete em movimento. São apresentados fatos históricos do Paraná, como as Sete Quedas e a presença indígena no estado. Outro museu que vale a visita é a Casa da Memória Éric J. Hunzicker. O espaço resgata a história de Morretes, com destaque para o trem que liga a cidade a Curitiba. Os diferentes ciclos de produção local como erva-mate e madeira até o desenvolvimento de Morretes são apresentados no local, que fica dentro da estação de trem.

Pontal do Paraná

A cidade litorânea conta com Biblioteca Cidadã, um espaço que abriga acervo literário, sala de leitura, cineclube e telecentro. Outra pedida é o Litoral Nota Cem, dedicado ao turismo pedagógico e ecoturismo. Além de realizar rotas turísticas, conta com um museu marinho que apresenta as diferentes formas de vida ligadas ao mar, conchas que mais aparecem na região e outros detalhes curiosos.

Biblioteca na praia do Verão Maior Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

Biblioteca na praia do Verão Maior Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

Paranaguá

O primeiro município fundado no Paraná tem muita história para contar. Paranaguá (fundada em 1648) tem várias igrejas para conhecer, como a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, conhecida pelos vitrais (R. Prof. Cleto), e o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio (Praça Thomas Sheehan).

Um dos mais visitados locais no município é o Aquário de Paranaguá (Rua da Praia). O ambiente abre todos os dias a partir das 10h e é um dos maiores do país. Diversas espécies do litoral paranaense e brasileiro podem ser vistos ali, de peixes a répteis. O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (R. XV de Novembro, 575) é outro espaço de visitação. Diversas exposições acontecem ali, mostrando, por exemplo, a cultura do fandango e as vivências indígenas do estado.

Antonina

A cidade tem um amplo setor histórico, com casas e fachadas restauradas que resgatam a formação do espaço urbano. Vale uma parada para apreciar o Theatro Municipal (R. Dr. Carlos Gomes da Costa, 266), que remonta uma construção do século XIX, reinaugurado em 1994. Outra visita é o Trapiche (R. Cel. Marcalo, 531). A Igreja Matriz (Pç. Cel. Macedo) é outro espaço bem visitado, com histórico do século XVIII.

Até 02 de janeiro, a Estação Ferroviária de Antonina (R. Uruguai) recebe uma exposição. A mostra fotográfica “Raízes do MIS-PR/Antonina” pode ser visitada diariamente das 8h às 18h, gratuitamente.

Verão Maior Paraná

O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.

O post Confira dicas do roteiro cultural e histórico no litoral do Paraná apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.