Seis meses após transbordar na enchente, Rio do Sinos entra em racionamento para irrigação devido à falta de chuva


Abastecimento de residências está mantido. Tio em Campo Bom atingiu nível de alerta, que aciona a necessidade de restrição. Suspensa captação de água para irrigação no Rio dos Sinos
A captação de água do Rio dos Sinos para irrigação foi interrompida no sábado (25) devido à escassez de chuvas, como determinou o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS).
Há seis meses, o rio transbordou durante as enchentes de maio, expulsando milhares de moradores de casa.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Agora, o cenário é o contrário. O nível do rio atingiu 1,19 metro em Campo Bom, marca que aciona a necessidade de restrição, segundo o Departamento. O abastecimento para residências está mantido.
A medida é parte de um protocolo estabelecido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). As três principais operadoras de saneamento da região – Corsan (Campo Bom), Comusa (Novo Hamburgo) e Semae (São Leopoldo) – monitoram diariamente os níveis de captação e informam ao Departamento de Recursos Hídricos, que, com base nesses dados, decide pela suspensão ou não da captação para irrigação.
No caso de Campo Bom, a restrição é acionada quando o nível do rio chega a 1,20 metros, um ponto crítico para as bombas de captação. Em São Leopoldo, a situação é menos grave devido à remodelação da estação de captação, que agora utiliza um sistema de poço, permitindo uma operação segura até que o nível do rio caia ainda mais.
A captação pode ser retomada quando o nível for superior a 1,21m. Quem desobedecer à medida pode ser multado.
Gabriel Dias, diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE) de São Leopoldo, reforça que a captação para consumo humano segue garantida. “Embora o rio esteja com níveis mais baixos, a captação para consumo está segura e não haverá interrupções”, reforça Gabriel.
A Comusa, em Novo Hamburgo, também segue com os parâmetros normais de distribuição de água, mas alerta a população para o uso consciente. A esperança dos moradores é que as chuvas previstas para os próximos dias ajudem a reverter a situação e tragam alívio para a região.
Nível do Rio do Sinos está baixo e captação para irrigação foi suspensa
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.