Planetas podem ser vistos ao mesmo tempo no céu de Brasília até fevereiro; saiba como observar


Vênus, Marte, Júpiter e Saturno aparecem a olho nu; para ver Urano e Netuno é preciso um telescópio. A partir de 24 de fevereiro, veremos os sete planetas no céu. Imagem mostra simulação de como estará céu de Brasília em 24 de fevereiro
Reprodução/Stellarium
Quem olhar com atenção para o céu do Distrito Federal nas próximas noites, até fevereiro, poderá ver um “desfile” de planetas – evento astronômico em que os astros aparecem ao mesmo tempo no céu (veja dicas de como observar mais abaixo).
Não se trata de um “alinhamento raro de planetas”, como tem sido descrito nas redes sociais. Mas, de uma grande visibilidade de alguns desses astros, cada um em sua posição.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
Segundo o astrônomo Marcelo Domingues, do Clube de Astronomia de Brasília (Casb), quatro planetas já podem ser vistos a olho nu: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno 🪐. Já para observar Urano e Netuno é preciso da ajuda de um telescópio 🔭.
A partir do dia 24 de fevereiro, veremos os sete planetas no céu. “Os planetas ficam visíveis no início da noite, mas todos longe um dos outros. Mercúrio e Saturno vão estar muito baixos, próximos ao horizonte, então vai ser muito difícil observar todos”, explica o astrônomo.
“O que estamos vendo nesse mês é o que alguns chamam de parada, ou desfile de planetas, que são os planetas aparecendo ao mesmo tempo no céu, seguindo a linha da eclíptica, sendo a eclíptica o plano da órbita do planeta Terra e por onde os planetas ‘caminham’ no céu”, diz Domingues.
Evento comum
Gif mostra reproduçaõ do Sistema Solar
Giphy/Nasa
O professor Adriano da Silva Leonês, do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), explica que esse tipo de fenômeno é comum a cada período de 3 ou 6 anos.
“Outro detalhe é que o céu tem que estar aberto, ou seja, sem nuvens, para podermos ver os planetas e também as estrelas”, diz Leonês. 🪐
O fato não é estritamente um fenômeno astronômico, mas sim um efeito visual. Isso porque os planetas não estão realmente distribuídos em linha reta e só são percebidos desta forma quando vistos da Terra; uma ilusão de ótica gerada pela nossa perspectiva.
Como observar ❓
Segundo o Clube de Astronomia de Brasília (Casb), no DF, a melhor janela de observação é nas primeiras horas da noite.
Para uma visão mais detalhada dos planetas, use telescópios ou binóculos 🔭
Para melhor localizar os planetas, use aplicativos de observação astronômica 📱
O céu precisa estar aberto para poder ver os planetas ☁️❌
Nasa espera descobrir milhares de mundos ocultos do sistema solar
LEIA TAMBÉM:
ÁRVORE DA LUA: conheça espécie germinada no espaço e plantada em Brasília
NASA: Foto de cometa tirada no DF é ‘imagem do dia’ em site da agência espacial
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.