É difícil encontrar quem não gosta de ouvir (ou contar) uma boa história. É nesta pegada que, a partir desta quarta (11), começa a 7ª edição da Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística, que vai inaugurar a primeira escola do gênero no Brasil.
O evento, que acontece na Funarte MG, localizada na região Central de BH, também traz contadores de histórias de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e de países como Peru e Burkina Faso.
A mostra tem cinco dias de programação completamente gratuita e será composta por narrações de histórias, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e lançamentos de livro.
As inscrições para as atividades formativas podem ser feitas neste link. A programação contempla diferentes idades e segue até o domingo (15).
Inauguração da escola
Entre os principais destaques do evento está o lançamento da Escola Livre de Estudos da Narração Artística (Elena), que acontece nesta quarta (11), a partir das 19h30. A sede da instituição será na capital mineira e será comandada pelos contadores de história Aline Cântia e Chicó do Céu.
Segundo Aline, um dos grandes desafios é promover o reconhecimento da narração de história como linguagem artística, não somente para o setor cultural, mas também para a sociedade. Ao contrário de outros locais do mundo, no Brasil, a narração de histórias ainda é associada ao universo da criança. “Nesta edição da Candeia, temos inclusive uma programação dedicada ao público infantil, a Candeinha, mas não só. A agenda está focada sobretudo no público adulto”, afirmou a artista que também é co-fundadora da Mostra.
A primeira aula da instituição, “Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, será ministrada pelo secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Sefli/MinC), Fabiano Piúba. Na ocasião, ele vai falar sobre a narração artística e a importância de ter a escola temática no país.
A Elena funcionará na rua Espírito Santo, 1.892, 7º andar, no bairro de Lourdes.
Destaques da programação
Após a inauguração acontece a “Sessão de contos” com Toumani Kouyaté, contador de histórias que venceu o prêmio Coruja de Ouro francófono (2003), o Prêmio Melhor contador de histórias em França (2004) e o Prêmio Anselme Chiasson (2008). Também estão previstas apresentações dos Narradores Cucha Del Aguila, do Peru, Cristiano Gouveia, de São Paulo, e Camila Costa, do Rio de Janeiro.
Nesta quinta (12), às 15h30, a diretora de Educação e Formação Artística da Sefli/MinC, Mariangela Andrade, media a mesa “Tradição e Oralidade: um diálogo pela literatura e pela educação”.
Já na sexta (13), a coordenadora de planejamento da Política Nacional Cultura Viva, da SCDC/MinC, Juliana Caetano, fará uma apresentação sobre a relação entre Cultura Viva, Livro, Leitura e Literatura. O evento acontece na Biblioteca Pública Infanto e Juvenil de Belo Horizonte, na região Central da capital.
Ver essa foto no Instagram
Também para a criançada, o evento apresenta a Mostra Candeinha, em que a mestre de cerimônias e brincadeiras Bárbara Flor guiará os pequeninos pelo caminho das histórias e da arte.
Confira a programação completa
QUARTA-FEIRA– 11/09
19h30 – Abertura
- Abertura e Lançamento da ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística, com aula inaugural Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, com Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura da SEFLI/MinC
- Sessão de Contos com Toumani Kouyaté (Burkina Faso), Cucha Del Aguila (Peru), Cristiano Gouveia (SP) e Camila Costa (RJ).
QUINTA- FEIRA 12/09
- 15h30 – “Tradição e Oralidade: um diálogo pela literatura e pela educação”, com a presença dos contadores de histórias Toumani Kouyaté (Burkina Faso) e Cucha del Aguila (Peru) e mediação da diretora de Educação e Formação Artística da SEFLI/MinC, Mariangela Andrade.
- 17h – Roda de Conversa: Narração de História para as infâncias
- 18h30 – Lançamentos de livro
- 20h – Fala de abertura com representantes do Ministério da Cultura
SEXTA – FEIRA 13/09
- 10h -Política Nacional Cultura Viva e suas intersecções com o Livro, Leitura e Literatura.
(Na Biblioteca Pública Infanto e Juvenil de Belo Horizonte – R. Guaicurus, 50 – Centro) - 17h – Roda de Conversa – A tradição e a oralidade
- 18h30 – Palco Candeia
- 20h – Apresentação Artística “Sessão de contos” com Camila Costa (RJ)
SÁBADO – 14/09
- 9h às 12h – Oficinas “O Fio da Memória”, com a narradora peruana Cucha Del Aguila” (Peru), e “Palavra e Corpo com o contador de histórias Toumani Kouyaté” (Burkina Faso).
- 16h30 – Mostra Candeinha (Para crianças)
DOMINGO – 15/09
- 17h – Roda de Conversa – Formação de público para narração de histórias
- 19h – Apresentação “Paroles de futilités, utiles” com o narrador Toumani Kouyaté (Burkina Faso)
Anota aí!
7ª edição da “Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística“
Data: até 16 de setembro
Local: Funarte MG | R. Januária, 68 – Centro. BH
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH | R. Guaicurus, 50 – Centro
Entrada gratuita
@institutoabrapalavra
O post Mostra Candeia chega a 7ª edição e inaugura escola de narração artística em BH apareceu primeiro em BHAZ.