O cão coterapeuta Hope visitou a ala de pediatria do (HGIP) Hospital Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, para levar alegria às crianças da unidade de saúde. O cachorro faz parte da TAA (Terapia Assistida por Animais), atividade que visa aumentar o bem–estar dos pacientes por meio do contato com animais.
Conhecendo os benefícios proporcionados pela terapia, a equipe de pediatria do hospital organizou a visita e promoveu o encontro das crianças com o amigo de quatro patas. “Pesquisas indicam que essas visitas podem ter efeitos fisiológicos que promovem sensações de bem-estar”, afirmou a pediatra do HGIP, Giovanna Prado.
“Para crianças em tratamento prolongado, as visitas regulares dos animais ajudam a criar uma expectativa positiva, quebrando a rotina hospitalar e gerando momentos de distração. Isso faz com que elas associem o ambiente hospitalar a experiências mais positivas”, completou.
Terapia ameniza dores
A TAA é uma das ferramentas utilizadas para amenizar as dores dos pacientes e de pessoas envolvidas no tratamento. Ela consiste em promover o contato do doente com animais, em busca do processo de melhora ou cura. O procedimento tem acompanhamento de profissionais da área da saúde.
Uma das entusiastas da visita do cão ao hospital, a residente médica Isabela Wulf, contou que a iniciativa surgiu após uma das crianças internadas falar diariamente que sente saudade de seu cachorro. “Notamos como o humor dela mudava quando a mãe fazia chamadas de vídeo e a ‘Belinha’ aparecia para vê-la”.
“Então, pensamos em trazer Hope para alegrar essa criança e todas as demais. Foi emocionante ver o brilho no olhar dela, que, muitas vezes, estava apagado devido à internação”, disse Isabela. Hope passeou por todo o sexto andar do hospital e terminou a visita na brinquedoteca, atraindo sorrisos e carinhos pelo caminho.
Paciente fica alegre com visita
“Gostei muito da visita dele (Hope) porque me alegrou bastante. Ele me ajudou a matar a saudade do meu cachorro, já que não posso vê-lo enquanto estou aqui no hospital. A visita dele me animou muito!”, relatou Jordana Pereira, de 12 anos.
O pet estava acompanhado de sua tutora, Ana Paula Fagundes, fundadora do projeto Cetep Equoterapia, criado em 2019. “É fundamental que os profissionais envolvidos tenham treinamento para interpretar a linguagem corporal dos pacientes e dos cães (coterapeutas), garantindo suporte adequado a ambos nos momentos necessários”, ressaltou Fagundes.
A visita seguiu os protocolos estabelecidos pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), com o objetivo de garantir a segurança e a saúde do animal, dos pacientes e de todos os envolvidos na terapia assistida.
Este tipo de encontro se tornou possível após a aprovação da Lei nº 11.694, que permite a entrada de animais de estimação de pequeno porte em hospitais para visitas a pacientes internados em BH. Segundo a técnica de enfermagem e responsável pela brinquedoteca, Elizabeth Moreira, o hospital pretende repetir a visita.
“Os benefícios se estenderam também aos profissionais de saúde e aos familiares, que relataram uma melhoria no clima da enfermaria. A ideia é trazer Hope novamente perto do Dia das Crianças”, relatou Moreira.
Com Agência Minas
O post Cão coterapeuta visita crianças internadas em hospital de Belo Horizonte apareceu primeiro em BHAZ.