Queda de 25% no valor: ESTE foi o carro que mais desvalorizou em 2024

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O mercado de automóveis brasileiro fechou 2024 com resultados promissores, destacando um aumento significativo nas vendas de veículos novos. Isso sinaliza uma retomada, com números que se aproximam dos registrados em 2019, período pré-pandêmico. No entanto, a depreciação de alguns modelos populares surpreendeu.

Segundo a Mobiauto, o Hyundai HB20 destacou-se negativamente entre os dez carros mais vendidos em 2024. O modelo sofreu uma depreciação considerável de 25,62%, liderando o ranking de desvalorização no Brasil. Essa tendência sugere que o foco dos consumidores está nos veículos novos.

Em contraste, o Chevrolet Onix e a Fiat Strada apresentaram menores índices de depreciação. O Onix, terceiro no ranking geral de vendas, desvalorizou-se apenas 4,93%, enquanto a Strada, líder de vendas, registrou 6,55% de queda. Esses números contrastam com a situação do HB20.

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Análise dos modelos mais vendidos e suas desvalorizações

No início de 2024, o preço do Fiat Strada zero-quilômetro era de R$ 131.811,60, mas em dezembro, o modelo seminovo era encontrado por R$ 124.106,18, registrando uma depreciação de 6,55%, com 144.694 unidades emplacadas.

Já o Volkswagen Polo, cujo valor inicial era R$ 101.205,37, passou para R$ 80.007,18 no fim do ano, apresentando uma queda de 20,95% e totalizando 140.187 emplacamentos.

O Chevrolet Onix iniciou o ano custando R$ 105.514,31 e terminou valendo R$ 100.409,03, com uma redução de 4,93% e 97.508 veículos vendidos. Por sua vez, o Hyundai HB20 teve uma desvalorização mais expressiva, saindo de R$ 98.505,39 para R$ 73.266,96, o que representa uma queda de 25,62%, com 97.083 unidades registradas.

No caso do Fiat Argo, o preço caiu de R$ 85.318,70 para R$ 75.082,41, uma variação negativa de 12%, com 91.146 emplacamentos. O Volkswagen T-Cross, com um preço inicial de R$ 145.063,04, terminou o ano em R$ 125.502,18, sofrendo uma desvalorização de 13,48% e registrando 83.997 vendas.

O Chevrolet Tracker apresentou uma queda de 14,69%, com seu valor reduzido de R$ 152.751,69 para R$ 130.312,76, e 69.434 unidades emplacadas. O Hyundai Creta, inicialmente avaliado em R$ 156.218,90, passou para R$ 126.384,98, com uma redução de 19,10% e 69.122 vendas.

Por fim, o Fiat Mobi passou de R$ 70.529,43 para R$ 60.697,21, com uma desvalorização de 13,94% e 67.391 unidades emplacadas, enquanto o Nissan Kicks registrou uma queda de 13,62%, indo de R$ 129.998,57 para R$ 112.297,18, com 60.467 emplacamentos.

Perspectiva para o mercado automobilístico

Observando o cenário, é evidente que o mercado brasileiro está em uma fase de recuperação, impulsionado por um aumento nas vendas de veículos novos. Em contrapartida, modelos como o Hyundai HB20 podem ter que repensar suas estratégias de valorização.

As preferências dos consumidores parecem mais inclinadas a modelos novos, o que pode direcionar as ações futuras dos fabricantes. Esse movimento pode, portanto, influenciar as tendências de mercado e as políticas de vendas nos próximos anos.

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