Radares com velocidade média serão regulamentadas pelo inmetro em 2025

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Nos últimos meses, diversos vídeos com informações incorretas têm circulado nas redes sociais, gerando confusão sobre a aplicação de multas por meio dos radares de velocidade média nas rodovias brasileiras. Embora muitos acreditem que esses dispositivos já estão em funcionamento, a realidade é bem diferente: os radares ainda estão em fase experimental e não têm o poder de multar os motoristas. A regulamentação completa desses sistemas está prevista para ocorrer apenas em 2025.

Neste artigo, vamos explicar como os radares de velocidade média funcionam, o atual estágio de implementação e o que falta para que eles comecem a ser usados oficialmente nas rodovias do país.

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Como Funcionam os Radares de Velocidade Média?

radares em cima do poste
Imagem: aminkorea / shutterstock.com

Diferente dos radares tradicionais, que capturam a velocidade de um veículo em um ponto fixo da via, os radares de velocidade média funcionam de maneira mais dinâmica. Para realizar a medição, dois radares são instalados ao longo de um trecho específico da rodovia — um no início e outro no final do percurso.

Quando um veículo passa pelo primeiro radar, o sistema registra a hora de entrada e a velocidade do veículo. Ao passar pelo segundo radar, o sistema calcula o tempo total necessário para percorrer o trecho e, com isso, calcula a velocidade média do veículo entre os dois pontos.

Se a velocidade média for superior ao limite estabelecido para aquele trecho da rodovia, o sistema registra a infração e, caso regulamentado, aplicaria uma multa ao motorista.

No entanto, é importante ressaltar que, atualmente, esses radares estão em fase experimental e não geram multas. O processo de regulamentação e a entrada em operação oficial dos dispositivos ainda estão em andamento.

Estágio Atual dos Radares de Velocidade Média no Brasil

Embora a tecnologia dos radares de velocidade média tenha avançado nos últimos anos, a sua aplicação em larga escala nas rodovias brasileiras ainda está longe de ser uma realidade. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os radares só começarão a multar os motoristas após a regulamentação do sistema, o que ainda está em fase inicial.

A Certificação do Inmetro e a Regulamentação pelo Ministério dos Transportes

Para que os radares possam começar a operar oficialmente, dois passos principais precisam ser cumpridos:

  1. Certificação pelo Inmetro: O Inmetro deve certificar a precisão e a qualidade dos radares de velocidade média. Esse processo envolve testes rigorosos para garantir que os dispositivos estejam funcionando corretamente e cumpram os padrões exigidos.
  2. Regulamentação pelo Ministério dos Transportes: O Ministério dos Transportes deve criar as normativas necessárias para que os radares possam ser utilizados de forma legal nas rodovias brasileiras. A previsão do Inmetro é que esse processo seja concluído em 2025, mas ainda está em fase inicial, segundo o instituto.

“Considerando que o tema envolve a preservação de vidas, o Inmetro pretende dar a maior celeridade possível, dentro dos trâmites obrigatórios, para que a regulamentação saia ainda em 2025”, afirmou o Inmetro em entrevista ao g1.

Desafios para a Implementação

Além da certificação e regulamentação, há ainda outros obstáculos a serem superados para a plena implementação dos radares de velocidade média no Brasil. O governo estuda se será necessário alterar o Código Nacional de Trânsito ou se o uso dos radares poderá ser regulado por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caso a alteração no Código Nacional de Trânsito seja necessária, será preciso que um projeto de lei seja aprovado no Congresso Nacional, um processo que pode ser demorado e sujeito a resistência política. Interlocutores procurados pela reportagem indicam que o Congresso pode ter dificuldades em aprovar mudanças significativas no Código Nacional de Trânsito, o que poderia atrasar ainda mais a implementação.

Fase Experimental: O que Isso Significa?

Na imagem, radar fiscalizando pista.
Imagem: 63ru78 / Shutterstock.com

Atualmente, os radares de velocidade média estão em período experimental, ou seja, não há multas sendo aplicadas a motoristas, apesar de a infraestrutura já estar presente em algumas rodovias. Em um desses trechos, localizado entre Bonfim Paulista e Ribeirão Preto, o radar já foi instalado, mas ainda não está em funcionamento oficial. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirmou, em nota, que qualquer informação sobre multas aplicadas por excesso de velocidade média nas rodovias federais é falsa.

“Portanto, é falsa qualquer informação sobre multas por excesso de velocidade média nas rodovias federais a partir destes equipamentos”, afirmou a Senatran.

O Impacto das Fake News na Implementação

O clima de incerteza e as fake news sobre os radares de velocidade média têm gerado ainda mais confusão entre os motoristas. Recentemente, um episódio envolvendo uma atualização do sistema de PIX — que gerou uma onda de fake news e levou o governo a recuar em sua implementação — serviu como um alerta para o impacto que informações falsas podem ter na aprovação de novas regulamentações.

Além disso, o governo federal enfrenta o desafio de comunicar claramente os detalhes e os prazos da implementação dos radares, para que motoristas não sejam induzidos a acreditar em informações erradas.

O Futuro dos Radares de Velocidade Média no Brasil

Embora ainda haja uma longa jornada até que os radares de velocidade média entrem em operação oficial, a tendência é que, uma vez regulamentados, esses sistemas se tornem uma ferramenta eficaz para combater o excesso de velocidade nas rodovias. A sua implementação também poderá contribuir para a diminuição de acidentes e a preservação de vidas, um dos principais objetivos do governo ao investir nessa tecnologia.

Contudo, até lá, é importante que motoristas permaneçam atentos às informações oficiais e evitem se deixar levar por boatos e desinformações que circulam nas redes sociais.

Com Informações de: G1

Imagem: Henk Vrieselaar / Shutterstock.com

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