Ford celebra 15 anos da linha Raptor

Modelos da marca foram alçados a ícones off-road, F-150 foi a primeira Raptor

A Ford comemora 15 anos da linha Raptor que passou a ser referência em off-road. Inspirada nos veículos baja que correm no deserto, a linha foi desenvolvida Ford Performance que é a divisão de veículos de alto desempenho e competição da marca.

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A linha Raptor tem excelente capacidade todo-terreno, recebendo o apelido de “monstro das trilhas”. Em 2010, o primeiro modelo da linha off-road foi baseado numa F-150.  

No Brasil, a Ford comercializa a Ranger Raptor que é equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI que fornece 397 cv de potência. O conjunto leva a picape de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Foto | Ford/Divulgação – Ford Ranger Raptor é preparada para uso extremo

De acordo com a Ford, a ideia original da Raptor era tornar acessível a mais pessoas uma picape que pudesse dominar os terrenos mais desafiadores e expandir os limites das aventuras. Uma pequena equipe de engenheiros, designers e entusiastas do off-road foi destacada para o projeto e os protótipos iniciais empolgaram. Mas restava saber como seria a aceitação dos clientes.

“Quando vazou na mídia a notícia sobre o nosso projeto, com o codinome ‘Raptor’, vimos que havia grande interesse no conceito de um veículo de corrida de alta velocidade no deserto feito de fábrica e um entusiasmo igualmente forte pelo nome Raptor. Tanto que o codinome se tornou o nome da picape – F-150 Raptor”, conta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.

Depois da F-150, a linha Raptor chegou em 2019 para a picape Ranger e em 2021 foi a vez do Bronco receber sua versão com mais capacidade para o fora de estrada. Ele foi o primeiro SUV do mundo inspirado em corridas Ultra4. Cada modelo Raptor tem uma personalidade própria, mas todos compartilham um DNA comum: engenharia de precisão e desempenho inspirado em corridas para os clientes que querem ampliar suas fronteiras.

A linha Raptor foi desenvolvida com o propósito de ir além de entregar mais potência e estilo. Para tal, foi preciso criar suspensão de alto desempenho, para encarar ambientes desérticos que mudam da noite para o dia, ou a cada curva.

“Um carro de performance geralmente tem como foco principal o motor. No caso da Raptor, a joia da coroa é a suspensão”, diz Rushbrook. “O desenvolvimento dos amortecedores Fox da Raptor é um grande exemplo de como a Ford usa as corridas para testar novas tecnologias.”

A Ford F-150 Raptor lançada em 2010 tinha amortecedores internos passivos bypass de 2,5 polegadas, que trouxeram um novo padrão de desempenho off-road. Com curso longo, ele permitiam à picape manter alta velocidade em terrenos acidentados com durabilidade e conforto.

Mesmo assim, a F-150 Raptor R de competição que estreou na Baja 1000 ainda usava amortecedores Fox externos especiais. Na Raptor de segunda geração o amortecedor passou a ter 3 polegadas, com maior capacidade off-road. Isso permitiu equipar a picape de corrida com uma versão ligeiramente modificada dos amortecedores de produção, substituindo os externos bypass.

A chegada da tecnologia digital com os controles de suspensão Live Valve permitiu gerenciar melhor a absorção de impactos. A terceira geração da F-150 Raptor chegou em 2024, com amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, que se adaptam ativamente ao tipo de condução e terreno para máximo controle e conforto em qualquer velocidade.

A nova Raptor T1+, que conquistou o terceiro lugar em sua estreia no Rally Dakar 2025, também é equipada com amortecedores Fox. Eles foram os preferidos dos pilotos após testar diferentes opções, tanto pelo desempenho como pelo conforto proporcionado em longas jornadas.

Foto principal | Ford/Divulgação

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