Alerta de calor extremo no sul e perigo em outras regiões; veja

O Inmet emitiu alerta de perigo para ondas de calor no Rio Grande do Sul até 18h de quarta (5)Reprodução/INMET

O Rio Grande do Sul deve registrar um dos dias mais quentes deste verão nesta terça-feira (4), podendo ultrapassar os 40°C em algumas regiões. A forte onda de calor que atinge a região Centro-Sul do Brasil deve manter as temperaturas elevadas ao longo de fevereiro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido aos altos índices nos termômetros, válido até as 18h de quarta-feira (5). O calor intenso deve afetar principalmente a faixa oeste e central do estado, além de partes do sul e norte do Rio Grande do Sul. Em áreas como a Fronteira Oeste e nas Missões, são esperadas temperaturas acima dos 40ºC. 

A Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, também será afetada pelo tempo extremo, com previsão de máximas podendo chegar aos 38ºC sob um céu predominantemente ensolarado. Em outras regiões do país, os alertas são para chuvas extremas.

Em Santa Catarina, o Inmet fez um aviso de “Perigo Potencial” em relação às ondas de calor, principalmente no oeste catarinense. O estado também está com alerta de perigo potencial para fortes chuvas.

No Paraná, o alerta de perigo é para chuvas intensas no norte do estado, nas regiões que fazem divisa com São Paulo, como Londrina e Maringá.

Outras regiões do país

São Paulo tem alertas de perigo para chuvas extremas nesta semanaFoto: Defesa Civil

Além do sul do Brasil, os alertas de chuva estão presentes no Sudeste e no Nordeste, com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Alagoas que apresentam alerta de perigo para chuvas extremas.

Em São Paulo e Minas Gerais, o Inmet alerta para níveis de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Nordeste, os temporais se concentram no litoral, chegando até ao Norte do país. As áreas com maiores riscos de chuvas fortes são: metropolitana de recife, norte e noroeste cearense; central, oeste e leste potiguar; leste, norte e oeste maranhense; zona de mata pernambucana; zona de mata paraibana; metropolitana de fortaleza; jaguaribe; agreste potiguar; norte piauiense; e leste alagoano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.