Capacidade dos datacenters terá que dobrar em quatro anos

Um estudo da Synergy Research Group indica que os data centers hiperescaláveis que serão inaugurados nos próximos quatro anos terão, em média, quase o dobro da capacidade dos atuais. Essa tendência de crescimento já vinha sendo observada ao longo do tempo, mas a demanda energética intensa da tecnologia de inteligência artificial generativa acelerou esse processo.

Além disso, enquanto a carga de TI desses centros aumenta, o número total de data centers hiperescaláveis em operação continuará crescendo, incluindo a modernização de instalações já existentes para expandir sua capacidade. No total, a previsão é que a capacidade global desses centros triplique até 2030.

A pesquisa analisou a infraestrutura e as operações de 19 das maiores empresas globais de serviços de nuvem e internet, que atendem aos critérios da Synergy para serem classificadas como operadoras hiperescaláveis. Essas empresas atuam nos segmentos de SaaS, IaaS, PaaS, buscas na internet, redes sociais, e-commerce e games. Até o final de 2024, elas já operavam 1.103 grandes data centers ao redor do mundo, e o pipeline conhecido da Synergy prevê a construção de mais 497 novas instalações, dado fundamental para as projeções do estudo.

O número de data centers hiperescaláveis dobrou nos últimos cinco anos e seguirá crescendo de forma constante, segundo John Dinsdale, analista-chefe da Synergy Research Group. “O que mais chama atenção no mercado é o aumento contínuo da capacidade dos novos data centers que estão entrando em operação.

A matemática é complexa, pois há diferenças entre instalações novas e antigas, variações regionais e modelos de propriedade e locação. No entanto, no geral, veremos uma infraestrutura cada vez mais orientada para GPUs, o que levará a uma duplicação da capacidade dos novos data centers hiperescaláveis”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.