PM vai usar ‘drone falante’ no Carnaval de BH com direito a sirene, giroflex e avisos

O folião de BH já pode se preparar para não se assustar ao ouvir, repentinamente, um barulho alto de sirene policial no meio dos blocos de Carnaval neste ano. O sinal de alerta não virá das viaturas e, sim, do céu, por meio de drones que vão reforçar o patrulhamento da festa. Os equipamentos também serão equipados com um giroflex. A novidade foi anunciada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (6).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A major Layla Brunella, porta-voz da PM, explica que o alto-falante não terá apenas a sirene. “A Polícia Militar já utilizava a tecnologia dos drones, mas este ano nós temos um aporte desse drone poder enviar sinais sonoros, sirenes mesmo, como se fosse viatura policial. Na sequência, ele vai transmitir dicas de segurança. Então a nossa perspectiva é que isso amplie a preocupação do cidadão no sentido de adotar medidas de autoproteção”, detalha.

Dentre as mensagens previstas, está uma narração que diz: “Siga as dicas de segurança para este Carnaval. O uso excessivo de álcool pode aumentar o risco de acidentes e situações indesejadas”. Também haverá avisos sobre atenção com objetos pessoais, como doleiras.

Segundo a major Layla, os equipamentos serão usados nas vias de acesso e entradas dos blocos. O dispositivo também será equipado com câmeras de reconhecimento facial. “Nosso banco de dados está alimentado com pessoas com mandados de prisão em aberto, então a perspectiva é retirada dessas pessoas das ruas”, detalhou a militar.

“Essas escalas vão seguir a necessidade, tanto apontada pelo setor de inteligência, quanto dependendo da grandiosidade dos blocos. Então, vão circular em toda a região metropolitana”, completou a major sobre os blocos que terão uso dos aparelhos.

Veja o drone em ação:

O post PM vai usar ‘drone falante’ no Carnaval de BH com direito a sirene, giroflex e avisos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.