Fim do ronco? Remédio para epilepsia tem resultado promissor contra apneia do sono

Uma nova pesquisa pode por fim às noites mal dormidas de quem tem um cônjuge que ronca. Publicado no ERS (Congresso da Sociedade Europeia de Pneumologia), em Viena, Áustria, um estudo mostrou a eficácia de um remédio usado no tratamento para epilepsia infantil contra a apneia do sono, o sultiam.

Nova pesquisa descobriu remédio que pode diminuir o ronco

Nova pesquisa descobriu remédio que pode diminuir o ronco – Foto: Reprodução/ND

O remédio foi testado em 298 pacientes que sofrem de apneia obstrutiva do sono, que causa ronco grave, moradores da Bélgica, República Checa, França, Alemanha e Espanha.

De acordo com o The Times, um grupo recebeu diferentes doses de sultiam e outros, um placebo. O resultado foi de que os sintomas de quem recebeu o remédio diminuíram.

Aqueles que receberam a dose mais elevada do medicamento, 300 mg por dia, perderam até metade da falta de ar que tinham anteriormente, devido à apneia, o que já foi suficiente para reduzir o ronco.

Pacientes que receberam doses menores, de 100 ou 200 mg, também tiveram resultados positivos.

O estudo monitorou a respiração dos pacientes, o conteúdo de oxigênio do corpo, o ritmo cardíaco, os movimentos dos olhos, além da atividade cerebral e muscular durante o sono. Tudo isso se repetiu por 12 semanas.

Segundo os pesquisadores, as interrupções respiratórias noturnas e a fadiga diurna diminuíram nos pacientes que receberam o medicamento. Outro fator promissor foi a concentração média de oxigênio no sangue, também melhorou durante o estudo.

Dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP)

Dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), usado para apneia do sono – Foto: apneia do sono

Segundo Sophia Schiza, da ERS, o medicamento evita o colapso dos músculos ao redor da garganta e, assim, mantém o trato respiratório superior aberto durante a noite.

“Este é um dos primeiros estudos que sugere que o tratamento medicamentoso pode ajudar alguns pacientes. Os resultados são promissores. Precisamos de continuar a estudar o sultiam e outros tratamentos para compreender os efeitos a longo prazo e os possíveis efeitos secundários”, completou.

O que é apneia do sono, tratamentos, ronco e outros sintomas

A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por pausas na respiração durante o sono. Os intervalos podem durar de segundos a minutos, e podem ocorrer várias vezes por noite.

Os sintomas podem incluir ronco alto, episódios de respiração interrompida, cansaço excessivo durante o dia, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Ao longo da vida, a apneia do sono pode levar a complicações sérias, como hipertensão, doenças cardíacas e diabetes, se não for tratada.

Até o momento, o tratamento mais comum para o distúrbio é o uso de dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) durante as noites de sono. Em alguns casos mais graves, é recomendado cirurgia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.