VW Udara (Projeto VW 247) estreará sistema híbrido 1.5 eTSI

Picape média compacta será produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR) onde já é fabricado T-Cross e neste ano passa produzir o Virtus

Uma década depois da estreia da Renault Oroch e da Fiat Toro, a Volkswagen finalmente entrará no primeiro semestre de 2026 no segmento de picapes médias compactas com a Udara. A picape também é conhecida pelo codinome Projeto VW 247. A chegada da picape também marcará a estreia do fabricante de seu sistema híbrido eTSI. 

VEJA TAMBÉM:

  • VW T-CROSS TERÁ VERSÃO EXTREME

Motor da VW Udara

A VW Udara será equipada com o motor 1.5 eTSI EVO 2 que será produzido em São Carlos (SP) como parte dos investimentos já confirmados pela marca.

Na Europa, o motor 1.5 TSI Evo2 tem variadas calibrações, somente a combustão ele tem versões de 130 cv a 150 cv. Já com o sistema MHEV ele mantém os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, mas é associado a sistema híbrido de 48V.

Há ainda as versões HEV com potências de 170 e 180 cv e a híbrida plug-in (PHEV) com 204 cv de potência. 

No entanto, a VW Udara terá o motor 1.5 eTSI Evo2 com o sistema híbrido MHEV de 48V. Mas como no Brasil ele será flex, os números de potência e torque devem ficar acima dos atuais 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem de sete marchas. 

Assim como o sistema híbrido leve de 12 volts usado nos Fiat Pulse e Fastback, o de 48 volts da Volkswagen troca o motor de arranque e alternador por um dispositivo multifuncional que atua cumprindo as duas funções. Entretanto ele pode ajudar o motor a combustão com potência adicional. 

Já a bateria de lítio de maior capacidade também pode cuidar de mais sistemas. 

O sistema de 48 volts da Volkswagen pode desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro para reduzir o consumo, já que a assistência da direção, dos freios e demais periféricos para o deixar o carro em movimento são geridos por ele.  

Produção em São José dos Pinhais (PR)

A marca alemã já confirmou que ela será produzida em São José dos Pinhais (PR). De acordo com a revista Auto Esporte, a Udara será construída a partir da mesma plataforma MQB A0 usada por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Tera. 

Tanto internamente, quanto externamente, o Projeto VW 247 é chamado de picape Udara. Mas não quer dizer que de fato o nome seja esse. 

VW Udara (Projeto VW 247) estreará sistema híbrido 1.5 eTSI
Foto | Eduardo Rodrigues/AutoPapo

De acordo com nossos amigos do Mobiauto, a VW Udara terá suspensão com eixo rígido para levar mais carga, receita usada pela Fiat Strada desde o lançamento da primeira geração em 1998. 

A VW Udara terá porte mais próximo às Chevrolet Montana e Renault Oroch. Tanto que a engenharia da marca alemã optou por usar nos testes iniciais o Virtus que tem 4,56 metros e mais recentemente o VW Tiguan Allspace que com seus 4,70 metros de comprimento deixa o protótipo mais perto do tamanho real da picape. 

Vale lembrar que o protótipo usando a carroceria do Tiguan Allspace em fotos publicadas pelo perfil Placa Verde no Instagram já tem as medidas bem próximas às do novo modelo. Apesar da carroceria remeter a outro modelo, todas as duas medidas já são do no produto. A Fiat Toro, por exemplo, teve suas primeiras mulas usando carrocerias de Fiat Linea. 

A VW Udara usará todo o monobloco dianteiro do T-Cross, mantendo a coluna “B” e formato das portas dianteiras. Mas a “casca” será outra para que ela conte com identidade visual exclusiva. 

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (imagem meramente ilustrativa)

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com o VW T-Cross Highline 250 TSI:

O post VW Udara (Projeto VW 247) estreará sistema híbrido 1.5 eTSI apareceu primeiro em Autos Segredos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.