Curitiba recebe festival de cinema em homenagem a Nelson Pereira

Em homenagem ao centenário de um dos principais cineastas brasileiros, Curitiba recebe o festival “Simplesmente Nelson”. Entre os dias 11 a 23 de fevereiro, o evento revive a trajetória de Nelson Pereira, e  traz exibições de filmes, masterclasses, debates e sessões com legenda descritiva. A iniciativa é uma realização da CAIXA Cultural Curitiba, e toda a programação é gratuita.

Programação

Ao longo das duas semanas imersivas, a mostra “Simplesmente Nelson” exibe 23 obras dirigidas pelo cineasta, além de quatro produções extras que celebram sua vida e carreira. Um dos destaques da programação é a comemoração dos 70 anos de lançamento do filme “Rio 40 Graus”, um marco do cinema brasileiro. A programação conta também com clássicos como “Vidas Secas” e “Como era gostoso o meu francês”.

Outro destaque da programação é o documentário “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema” com direção de Ivelise Ferreira, viúva do cineasta, e Aída Marques. Após a exibição da obra, haverá um debate com a participação de Ivelise e a curadora Silvia Oroz, com mediação do crítico Marcelo Miranda. As produções “Como se morre no cinema”, de Luelane Loiola Corrêa e  “Nelson filma”, de Luiz Carlos Lacerda, completam a grade de obras que o retratam.

No dia 15 de fevereiro (sábado), a curadora Silvia Oroz conduz uma sessão comentada do filme “Cinema de lágrimas”, que é uma adaptação do livro de sua autoria “Melodrama: o Cinema de lágrimas da América Latina”.

Nelson Pereira

Destaque entre os precursores do movimento Cinema Novo, a trajetória de Nelson Pereira dos Santos inclui uma filmografia diversificada, com adaptações literárias, documentários, filmes de encomenda e minisséries. Seu legado vai além das salas de cinema: foi o primeiro cineasta brasileiro a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 2006 para ocupar a cadeira 7, cujo patrono é Castro Alves; além de ser lembrado pela dedicação ao ensino das artes, sendo o fundador do curso de graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Nelson nasceu em São Paulo, no dia 22 de outubro de 1928, e faleceu em 21 de abril de 2018, aos 89 anos, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO – Mostra dedicada ao cineasta Nelson Pereira

Quando: 11 e 23 de fevereiro de 2025

Horário: confira aqui a programação completa

Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: Evento gratuito

Ingressos: Distribuídos 30 minutos antes de cada sessão

Informações: No Instagram da CAIXA Cultural Curitiba.

O post Curitiba recebe festival de cinema em homenagem a Nelson Pereira apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.