Prefeitura cadastra 11 mil ambulantes para o Carnaval de BH, metade do ano passado

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) cadastrou 11 mil ambulantes para o Carnaval 2025, quase a metade do número de credenciados no ano passado. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (07). Agora, os que tiveram as inscrições confirmadas pela Belotur podem retirar suas credenciais dos dias 11 a 15 de fevereiro, das 8h às 17h, no Expominas.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com a PBH, a entrega será feita por ordem de chegada e a capacidade será de até 2.800 credenciais entregues por dia. O ambulante deverá apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro.

A Ambev, patrocinadora oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2025, vai disponibilizar kits com equipamentos para os ambulantes, além de oferecer treinamentos para os comerciantes. Após o credenciamento presencial, a companhia também vai oferecer a pré-venda de produtos com preços diferenciados. 

A PBH explica que a credencial é pessoal e intransferível. Ela dá o ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março (período oficial da folia na capital). É necessário que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas:

  • Proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos;
  • Vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro;
  • Permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua;
  • Proibido a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouros públicos. 

O Executivo ressalta que não será possível realizar novos cadastros durante a retirada das credenciais. “A ação se restringirá apenas à entrega das credenciais para os profissionais cujas inscrições foram devidamente validadas pela Belotur, através de comunicação por e-mail e SMS”.

Número menor que em 2024

A redução do número de ambulantes, de 20 mil para 11 mil, ocorreu após uma reinvindicação da categoria. “Não podemos repetir os mesmos erros do último ano”, afirmou o presidente da Associação, Adjailson Severo, sobre a quantidade de trabalhadores autorizados a trabalhar na folia de 2024, alvo de muitas críticas por parte da categoria que apontou um número excessivo.

A limitação visa, segundo a Prefeitura, ainda equilibrar o número de ambulantes com o tamanho do evento, que deve atrair mais de 6 milhões de pessoas em 2025.

Fiscalização

A Fiscalização atuará com aproximadamente 650 profissionais durante todo o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte. Os profissionais serão alocados em equipes fixas em diferentes locais da cidade para verificar as credenciais dos vendedores, além de averiguar se há a participação de menores nas atividades ou na venda de produtos fracionados e alimentos. Também haverá atuação com vans volantes, em conjunto com a Guarda Civil Municipal para atuar nos locais. 

Anota Aí

Retirada das Credenciais

Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira
Datas: de 11 a 15 de fevereiro de 2025 
Horário: das 8h às 17h
Capacidade de Atendimento: 2.800 entregas de credenciais por dia

O post Prefeitura cadastra 11 mil ambulantes para o Carnaval de BH, metade do ano passado apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.