Com barracas e colchonetes, ambulantes viram madrugada para retirar credenciais do Carnaval de BH

A prefeitura de BH iniciou, nesta sexta-feira (11), a entrega das credenciais para ambulantes do Carnaval 2025. O atendimento estava previsto para começar às 8h, mas algumas pessoas passaram a madrugada na fila.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Fernando Cardoso dos santos, do bairro planalto, na região norte. De BH, se prepara para trabalhar como ambulante pela primeira vez no Carnaval da cidade. Pra garantir que sairia cedo, chegou por volta de 1h.

“Eu fui uma das primeiras 40 pessoas a entrarem. Eu não trouxe nada, mas já tinha barraca montada na fila quando eu cheguei”, conta.

Uma longa fila se formou em frente à entrada do Expominas, no bairro Gameleira, na região Oeste, onde há a liberação do credenciamento.

Nela, os cadastrados pegaram uma ficha e seguiram para a segunda fila, a espera do minicurso de 10 minutos, com orientações sobre as vendas. A palestra é feita dividida em grupos de 40 pessoas.

Os primeiros vendedores concluíram todo o processo por volta das 08h30. Um deles é o Carlos Zas, ambulante há 30 anos.

“O clima estava tranquilo, fresquinho”, conta sobre como estava quando chegou à fila, às 3h da manhã. “Na hora da palestra foi bem rápido. Depois, a gente dá o CPF e já pega a credencial”, completa.

Carlos Zas, ambulante há 30 anos (Pablo Nascimento/BHAZ)

Ao saírem da ala de cadastro, os vendedores ganharam vauchers para retirada de um kit com uma caixa térmica de isopor, um guarda-sol e uma tabela de produtos da patrocinadora oficial.

“Eu achei bom, porque pensei que teria que comprar a caixa”, comemora Fernando Cardoso.

O jovem Fernando Cardoso o kit fornecido pela Belotur (Pablo Nascimento/BHAZ)

Adjailson Severo, presidente da Associação dos Ambulantes, alerta a categoria que não é preciso haver correria para a retirada.

“São 2800 fichas por dia. E todos os ambulantes cadastrados vão ter direito aos kits. Então, não precisa vir cedo para dormir na fila”, defende.

Dinâmica

As credenciais são distribuídas apenas para os quase 12 mil ambulantes já cadastrados. O atendimento é no Expominas, das 08h às 17h, até o próximo sábado (15). Serão distribuídas 2800 fichas por dia. Caso necessário, a Prefeitura vai reavaliar o número de atendimentos.

Bárbara Menucci, presidente da Belotur, explica que neste ano o processo foi pensado junto com a categoria e inspirado em outras capitais para se reduzir os problemas do último ano. Dentre as novidades, houve o cadastro 100% online e a redução no número de ambulantes.

“Neste ano, tivemos cerca de 19 mil inscrições. Destes, tivemos 11.600 ambulantes validados. Nesse processo online, a gente conseguiu retirar pessoas que traziam inconsistências como problemas de documentação”, comentou.

O limite de vagas imposto pela prefeitura era de 14 mil, contra quase 24 mil do ano passado. As posições não preenchidas não serão abertas.

Bárbara ainda alertou que a prefeitura vai se mobilizar para fiscalizar o trabalho dos ambulantes. Dentre as determinações, há a proibição de venda de produtos em garrafas de vidro, para se evitar riscos de segurança.

Outra regra para os ambulantes é a venda exclusiva de cervejas da patrocinadora Ambev em 10 vias. São elas:

Avenida Amazonas entre Rua São Paulo e Rua da Bahia

Avenida Afonso Pena entre Avenida Amazonas e Avenida Álvares Cabral

Avenida Brasil entre a Avenida Afonso Pena e Av. Francisco Sales

Avenida Getúlio Vargas entre Rua Alagoas e Rua Professor Moraes

Rua Mármore entre Rua Gabro e Rua Tenente Durval

Avenida dos Andradas entre Rua Alphonsus de Guimarães e Rua Pirite

Avenida dos Andradas entre Av. do Contorno e Rua dos Carijós

Avenida Coronel Oscar Paschoal entre a Av. Antônio Abrahão Caram e Av. Presidente Carlos Luz

Avenida dos Bandeirantes entre Praça da Bandeira e Rua Professor Mello Cançado

Avenida Assis Chateaubriand entre Rua Sapucaí e Rua Silva Ortiz

O post Com barracas e colchonetes, ambulantes viram madrugada para retirar credenciais do Carnaval de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.