Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com série de shows gratuitos no MON

Em comemoração aos 40 anos de carreira, a Orquestra Sinfônica do Paraná realiza uma série de concertos gratuitos ao longo do ano, no Museu Oscar Niemeyer. O chamado “OSP no Museu Niemeyer” relembra clássicos da música erudita, além de trazer tradicionais canções brasileiras nas 6 datas marcadas.

A primeira apresentação acontece no sábado (15), às 16h, com o concerto “Mostly Mozart“. O espetáculo homenageia as obras do compositor austríaco, e traz clássicos como  o moteto “Exultate, jubilate”, escrito em 1773, e a “Sinfonia nº 36” em Dó Maior, K. 425, conhecida como “Linz”.

Programação

As apresentações no MON acontecem sempre aos sábados. As próximas serão nos dias 05 de abril, 05 de julho, 06 de setembro, 08 de novembro e 06 de dezembro.

No dia 21 de fevereiro, a Orquestra se apresenta no município de Almirante Tamandaré, trazendo a abertura da clássica ópera do maestro Carlos Gomes, “O Guarani”, além de outros clássicos de compositores consagrados como Gioacchino Rossini, J. Strauss e Piotr Tchaikovsky. A apresentação será às 20h no Centro de Convenções Prefeito Sebastião Natal Colodel, localizado no Parque Anibal Khoury.

A tradicional Série Ouro também fará parte das comemorações, com um concerto dedicado aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel. As apresentações estão programadas entre os dias 10 e 12 de março e entre 20 e 23 do mesmo mês, no  Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, no Teatro Guaíra.

Sobre a Orquestra

Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) é a primeira e maior orquestra pública do estado, com uma trajetória marcada pelo talento e dedicação à música. Suas atividades iniciaram em maio de 1985, com 61 músicos selecionados através de um concurso nacional. Hoje, o conjunto acumula um acervo com cerca de 900 obras de 250 compositores ao redor do mundo.

Ao longo dos anos, a OSP foi conduzida por importantes maestros, como Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira, Stefan Geiger e Roberto Duarte. Atualmente, a orquestra tem como regente titular Roberto Tibiriçá, ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música. “A Orquestra Sinfônica do Paraná está entre as melhores do país, e me sinto honrado por estar à sua frente neste momento em que o Teatro Guaíra celebra seus 140 anos”, afirma Tibiriçá.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Curitiba apresenta “Mostly Mozart”

Quando: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)

Horário: 16h

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999)

Quanto: Evento gratuito.

O post Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com série de shows gratuitos no MON apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.