Antigo Cine Lido será nova casa de shows em Curitiba

Um imóvel histórico no centro da capital paranaense trará nova vida cultural à região. O prédio onde funcionou por décadas o clássico Cine Lido passará por reforma a partir de 2025. O local se transformará em um moderno espaço multiuso com capacidade para cerca de 2500 pessoas. As obras começam ainda em fevereiro e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

A nova casa de espetáculos estará no endereço entre as ruas Cruz Machado e Cândido Lopes, na Rua Ermelino de Leão. A reabertura visa resgatar a essência cultural do cinema que marcou gerações e projetar novas atividades ao espaço.

A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comenta a empresária Malu Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, uma das idealizadoras do projeto. Ao lado de Malu, estão os empresários Patrik Cornelsen (sócio dela na Planeta Brasil Entretenimento), Gian Zanbon e Bruno Neves (fundadores e responsáveis pela SevenX).

Renovação

O espaço será totalmente privado, com apoio da Prefeitura de Curitiba. A iniciativa está correlacionada com propostas de recuperação da região central, do novo prefeito Eduardo Pimentel. O prefeito anterior, Rafael Grega, também comemorou nas redes sociais o projeto: “O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”. O empresário Gian Zambon explica: “É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’.

O projeto no estilo Art Decó é assinado pelo arquiteto João Uchôa. Ele foi responsável por cenografia de festivais como Rock in Rio e esteve por trás da concepção de casas como Bar do Zeca Pagodinho. O espaço terá três andares e 2000 m2. “O perfil multiuso é um grande diferencial do projeto. O Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. Essa versatilidade fará do Cine Lido um espaço único em Curitiba”, comenta Bruno Neves.

Cine Lido

Fundado em 1959, o Cine Lido foi um dos principais cinemas de rua em Curitiba. Passou por reforma em 1984, quando ganhou uma segunda sala de exibição. Deixou de operar no circuito comercial de filmes no início dos anos 2000.

O post Antigo Cine Lido será nova casa de shows em Curitiba apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.