VÍDEO: Buracos na BR-040 em Contagem danificam quatro carros em menos de 1 hora

Buracos registrados no trecho da BR-040 que corta a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) têm dado dor de cabeça aos motoristas mineiros. Na noite dessa segunda-feira (10), quatro veículos foram danificados, num intervalo de 40 minutos, pelo desgaste da via na altura do bairro Morada Nova, em Contagem. Condutores relatam falta de sinalização, iluminação adequada e suporte em casos de acidentes.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Entre os carros avariados está o do promotor de vendas Diego Ferreira, de 36 anos. O Hyundai HB20 foi o primeiro da sequência de veículos que tiveram pneus danificados entre 20h e 20h40. “São três buracos seguidos, um em cima do outro. À noite não dá pra ver, não tem sinalização nenhuma. Quando o farol chega no buraco, não dá mais tempo de desviar”, reclama o condutor.

Conforme Diego, os acidentes ocorreram num trecho de importantes conexões e trânsito pesado da BR-040, na saída da avenida Helena de Vasconcelos Costa, região logística de distribuição de alimentos e materiais de construção para a RMBH. Em vídeo enviado ao BHAZ, o promotor filmou os buracos que, segundo ele, são espaçados por 30 centímetros e chegam a até dois metros de diâmetro.

Tempo e dinheiro

Além da falta de segurança, o promotor aponta o atraso que a infraestrutura desgastada da via acarreta no dia a dia. “Eu estava indo buscar meu primo que chegou de viagem de Curitiba quando caí [nos buracos]”, diz. O acidente impediu que o planejamento inicial fosse cumprido. “Ele acabou pegando um Uber em Confins e veio, porque não daria pra fazer o deslocamento”, complementa.

Ainda segundo Diego, um dos outros três carros danificados na noite de ontem (10) tinha um endereço ainda mais urgente: um hospital. “Um dos rapazes estava indo visitar a mãe. Eu tive que ajudar ele a trocar o estepe pra poder ir embora. No fim, deu certo”, revela.

Os prejuízos também são financeiros. Na manhã desta terça-feira (11), o condutor do HB20 teve que encaminhar o veículo a um mecânico para reparar os danos acometidos na rodovia. “Tive que gastar 80 reais só pra arrumar a roda”.

Trecho fora de concessão

Diego revela que, nos 40 minutos parado na BR-040, não recebeu suporte de quaisquer equipes de apoio. “Eu até liguei num telefone, mas não atenderam. Liguei mais pra sinalizar, porque aquilo ali pode gerar até um capotamento. Ali no viaduto, que vai pro Ceasa, tem uma descida, então, as pessoas pegam embalo”, diz.

O número discado pelo motorista prejudicado, o 0800-040-0040, está inativo desde que a EPR Via Mineira assumiu a administração de outra parte da rodovia em Minas. No entanto, ainda que ligasse para o contato correto, o promotor de vendas não receberia ajuda da empresa, já que o trecho onde o acidente ocorreu, segundo a empresa, não faz parte do intervalo entregue à concessionária. Agora, o apoio da EPR para problemas registrados no trecho sob concessão pode ser solicitado pelo telefone 0800-003-1040.

Segundo a empresa de mobilidade, a administração determinada em agosto do ano passado compreende o intervalo entre os quilômetros 544, em Belo Horizonte, e 772, em Juiz de Fora. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, estão previstos mais de R$ 8 bilhões em investimentos no trecho da BR-040 pelos próximos 30 anos. Parte desse valor vem da arrecadação com clientes, no entanto, no ano passado, os pedágios em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, na extensão adquirida pela EPR, dobraram de preço.

O BHAZ encaminhou, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, questões sobre melhorias no local do acidente. Também questionou sobre a falta de assistência relatada pelos motoristas dos veículos avariados. Assim que houver resposta, a matéria será atualizada.

Leitores do BHAZ podem enviar seus vídeos e denúncias para nosso WhatsApp: 31 98340-6584

O post VÍDEO: Buracos na BR-040 em Contagem danificam quatro carros em menos de 1 hora apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.