Ambulantes criticam exclusividade da Ambev na venda de cervejas no Carnaval de BH

Ambulantes que foram retirar as credenciais para o Carnaval de BH na manhã desta terça-feira (11) foram surpreendidos, durante o treinamento, com obrigatoriedade de que em dez vias da cidade só poderão vender cervejas da patrocinadora Ambev. Em contato com o BHAZ, eles relatam que já compraram suas mercadorias e temem prejuízo financeiro. A PBH esclareceu que o edital já previa essa exclusividade.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Uma ambulante, que preferiu não se identificar, explica que a exclusividade pode impactar suas vendas durante o Carnaval de BH, uma vez que serão limitadas “a um tipo de cerveja que não é a preferência geral do público, dos foliões, porque tem muito folião que não bebe, por exemplo, a Brahma”, relata. Como consequência, os foliões “vão procurar [as bebidas] nos comércios fixos para poder comprar”, completa.

Insatisfeita, a ambulante conta ainda que em “momento nenhum foi citado que a Ambev iria determinar o que poderia ser vendido e o que não poderia. Isso só foi falado hoje, quando os ambulantes foram retirar a credencial”, disse.

Sandra de Jesus, que trabalha como CLT e faz renda extra como ambulante no Carnaval de BH, explica que impacto “é na vida de todo mundo, de todos os ambulantes, porque a Heineken é o nosso ganha pão. Ela é a cerveja que mais vende no Carnaval, é a cerveja mais cara, que se você colocar ela a 20 reais, ela é vendida a 20 reais, porque o Folião quer”, desabafa.

“Ela [Ambev] não é patrocinadora dos ambulantes. Nós não trabalhamos para ela, ela não deu um centavo para ambulante. Nós não ganhamos um fardo de cerveja. Só porque deram sombrinha, caixa de isopor, adesivos e colete não dá a eles o direito de exigir que a gente trabalhe com produtos deles, não somos funcionários deles”, disse. Ainda, de acordo com Sandra, a categoria está se mobilizando para tentar verter a situação.

A mesma medida ocorreu no Carnaval de BH em 2017. Na época, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubou a exclusividade da venda bebidas da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). 

Edital

Em nota ao BHAZ, a Belotur informou que o edital de patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte em 2025 vencido pela Ambev, que assina a principal cota, prevê que a empresa terá exclusividade comercial em 10 vias da cidade no período de 28 de fevereiro a 4 de março. 

A Prefeitura esclarece, ainda, que essa exclusividade refere-se somente à comercialização de cervejas, que devem ser das marcas Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Spaten, Stella Artois, Patagonia, Corona, entre outras da Ambev. Todo o cardápio de cervejas da empresa estará disponível para os profissionais que desejarem comercializá-las.

A determinação não se aplica a outros tipos de bebidas alcóolicas ou não, como refrigerante, suco e água.

Os ambulantes cadastrados para o Carnaval foram informados da restrição e orientados no momento de entrega da credencial. A iniciativa é uma contrapartida estabelecida no Edital de Patrocínio publicado pelo poder público municipal em dezembro do ano passado.

Vias obrigatórias

Segue abaixo a lista das 10 vias da cidade que a Ambev terá exclusividade comercial apenas em cervejas:

Avenida Amazonas entre Rua São Paulo e Rua da Bahia
Avenida Afonso Pena entre Avenida Amazonas e Avenida Álvares Cabral
Avenida Brasil entre a Avenida Afonso Pena e Avenida Francisco Sales
Avenida Getúlio Vargas entre Rua Alagoas e Rua Professor Moraes
Rua Mármore entre Rua Gabro e Rua Tenente Durval
Avenida dos Andradas entre Rua Alphonsus de Guimarães e Rua Pirite
Avenida dos Andradas entre Avenida do Contorno e Rua dos Carijós
Avenida Coronel Oscar Paschoal entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e  Avenida Presidente Carlos Luz
Avenida dos Bandeirantes entre Praça da Bandeira e Rua Professor Mello Cançado
Avenida Assis Chateaubriand entre Rua Sapucaí e Rua Silva Ortiz

O post Ambulantes criticam exclusividade da Ambev na venda de cervejas no Carnaval de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.