Trump dá mais poderes a Musk para demitir servidores públicos


Um poder sem precedentes dado a um cidadão que não foi eleito nas urnas e nem teve o nome submetido ao Congresso para aprovação. Donald Trump dá poderes a Elon Musk para cortar servidores públicos
O presidente americano, Donald Trump, deu mais poderes ao bilionário Elon Musk para demitir servidores públicos.
O decreto assinado pelo presidente determina que as agências do governo façam cortes de pessoal e que poderão contratar no máximo um funcionário para cada quatro demitidos. Caberá à equipe de Elon Musk aprovar essas contratações.
Um poder sem precedentes dado a um cidadão que não foi eleito nas urnas e nem teve o nome submetido ao Congresso para aprovação. Semana passada, a revista “Time” colocou na capa a imagem de Musk sentado à mesa da Presidência. A imagem insinuou que Musk seria mais poderoso que o próprio Donald Trump e que haveria uma disputa de poder entre os dois.
Trump ficou incomodado com a imagem, rebateu e disse que “Elon Musk está fazendo um ótimo trabalho”, e que o bilionário não vai fazer nada sem a autorização dele.
Trump dá mais poderes a Musk para demitir servidores públicos
Jornal Nacional/ Reprodução
Nos 22 dias desde a posse, quase 10 mil servidores foram demitidos, colocados em licença ou obrigados a parar suas atividades. Entre eles:
7 mil na USAID, Agência de Desenvolvimento Internacional;
1,7 mil no Escritório de Proteção Financeira aos Consumidores;
170 na Agência de Proteção Ambiental;
e pelo menos 33 autoridades do FBI e do Departamento de Justiça que investigaram a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021.
Confira as medidas que Trump anunciou desde o início do governo nos EUA
O decreto também determina que as agências federais têm 30 dias para dizer se e quais escritórios liderados por elas podem ser eliminados.
Durante a cerimônia de assinatura no Salão Oval, Musk e o filho – que se chama X – roubaram a cena. Musk fez várias acusações de corrupção e fraudes no governo, sem apresentar provas. Disse que os cortes são necessários por causa do déficit de quase US$ 2 trilhões no governo federal e afirmou que se nada for feito, o país vai falir.
Trump dá mais poderes a Musk para demitir servidores públicos
Jornal Nacional/ Reprodução
Muitos programas já foram fechados, antes mesmo de serem revisados. Nesta quarta-feira (12), uma comissão do Congresso discutiu os cortes adotados pela equipe de Musk. Os republicanos falaram em desperdício do dinheiro público pelo governo. Os democratas acusaram Trump e o bilionário de agirem por motivação política, com o objetivo de desmantelar a democracia americana.
Elon Musk é conhecido por adotar uma regra na administração de suas empresas: fazer primeiro para depois ver se deu certo – mesmo assumindo riscos. Riscos que Elon Musk assume agora na empresa chamada Estados Unidos da América.
LEIA TAMBÉM
Entenda estratégia por trás de sequência de anúncios e decretos de Donald Trump em apenas 21 dias de governo
Órgãos de fiscalização dos EUA contestam demissão de inspetores ordenada por Trump e processam governo
Trump tenta desmantelar mais uma agência do governo federal americano; movimentação expõe influência de Musk na Casa Branca
Justiça suspende plano de Trump de desmantelar a agência americana de ajuda humanitária
Adicionar aos favoritos o Link permanente.