Quer voltar a ser raíz? Saiba que hoje em dia ter carro com câmbio manual é luxo e custa CARO

Nos anos 1990 e 2000, o câmbio automático era sinônimo de status no Brasil. Poucas marcas ofereciam essa comodidade e, quando o faziam, os preços eram elevados. A troca de marcha manual, por sua vez, era a prática comum para os motoristas brasileiros.

Com o passar do tempo, o câmbio automático ganhou popularidade, especialmente em cidades com trânsito intenso. Tornou-se o padrão da indústria, a ponto de novas gerações de automóveis serem lançadas sem opção de câmbio manual.

Hoje, no entanto, o cenário mudou. O câmbio manual retorna, mas com um novo status: um item de luxo. Apaixonados por carros esportivos e pela condução envolvente buscam essa experiência autêntica, que os automáticos não proporcionam.

Esportivos e o resgate do câmbio manual

Esportivos como Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla e Ford Mustang lideram essa tendência. Esses modelos são equipados com motores potentes e câmbio manual, proporcionando uma conexão direta entre o motorista e a máquina.

Honda Civic Type R (Foto: Divulgação/Honda)

No Brasil, o Honda Civic Type R traz um motor 2.0 turbo de 297 cv. Exclusivamente com câmbio manual de seis marchas, custa R$ 429.900. O Toyota GR Corolla possui motor 1.6 turbo de 304 cv, tração integral e preços a partir de R$ 416.990.

O Ford Mustang, com motor V8 Coyote 5.0 de 488 cv, chega ao mercado brasileiro em edição limitada. A previsão é de que o valor ultrapasse R$ 500 mil, destacando-se como uma das experiências mais autênticas da marca.

Ford Mustang GT (Foto: Divulgação/Ford)

Já o Porsche 911 Carrera T oferece uma condução pura com seu motor 3.0 biturbo de 394 cv. Com câmbio manual de seis marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, custando a partir de R$ 929.000.

O câmbio manual nos SUVs

Nos SUVs, o câmbio manual tornou-se uma raridade. A maioria das marcas opta pelo automático devido ao conforto e à tecnologia. Contudo, alguns modelos ainda preservam a opção manual, atraindo um público específico.

O Renault Kardian é uma dessas exceções. Com motor 1.0 turbo de 125 cv, oferece câmbio manual de seis marchas, destacando-se pelo preço inicial de R$ 106.990. O Citroën Basalt também apostou na transmissão manual, mas a tendência é que as escolhas manuais se tornem mais escassas.

A popularização dos veículos elétricos, que não requerem transmissões convencionais, e a preferência por automáticos contribuem para a diminuição das opções manuais, transformando-as em artigos cada vez mais exclusivos.

O post Quer voltar a ser raíz? Saiba que hoje em dia ter carro com câmbio manual é luxo e custa CARO apareceu primeiro em News MOTOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.