Carnaval 2025: Leão da Lagoinha, bloco mais antigo de BH, vai homenagear Cosme e Damião

O Leão da Lagoinha, o bloco mais antigo de Belo Horizonte, prestará homenagem aos santos Cosme e Damião no desfile de Carnaval deste ano, marcado para acontecer no dia 3 de março, a partir das 15h. Como tradicionalmente, a concentração será na rua Itapecerica, com rua Machado de Assis, no bairro Lagoinha, região Leste da Capital. Em seguida, às 18h30, o bloco fará a abertura oficial dos blocos caricatos e das escolas de samba.

Confira a programação completa do pré-Carnaval de BH

O Leão da Lagoinha, que foi fundado em 1947, vai levar Cosme e Damião, dois dos santos que estão entre os mais populares entre os brasileiros, para a avenida. Além de prestar uma homenagem, o bloco busca celebrar a fé, a generosidade e o sincretismo religioso.

Clique aqui e faça parte da comunidade do Rolê BHAZ no WhatsApp

Para reverenciar os santos, a bateria do Leão da Lagoinha vai tocar no samba de enredo de 2025 “Cosme e Damião, sincretismo e fé”, composto pelo cantor e compositor Gilmar Batista.

“Quem não se lembra de na infância, correr pelas ruas em busca dos saquinhos de doce de Cosme e Damião? Para muitos, inclusive que cresceram nas periferias e comunidades, esta é uma doce memória de um momento feliz da infância”, recorda o presidente do bloco, Jairo Nascimento.

Sincretismo e fé

Conforme ele, a tradição dos saquinhos de doce é consequência do sincretismo religioso que uniu a fé católica às religiões de matriz africana, em especial a Umbanda. No catolicismo, os irmãos gêmeos Cosme e Damião, que viviam na região da Síria e eram médicos que se dedicavam à caridade. “Eles foram perseguidos e mortos a mando do Imperador Diocleciano justamente por operar seus “milagres” sem cobrar nada em troca, apenas pela fé em Cristo”, explica.

Já na Umbanda, São Cosme e Damião são os Orixás Ibejis, gêmeos filhos de Xangô e Iansã a quem eram ofertados doces em busca de graça e proteção. Os Ibejis são considerados protetores das crianças e, por isso, distribuir doces e pipocas é uma forma de honrá-los.

Os santos Cosme e Damião já foram reverenciados diversas vezes no Carnaval, uma ligação que, segundo Jairo, foi estabelecida pelo samba — outra expressão cultural de matriz africana que mantém viva a tradição religiosa. “Os mais ilustres representantes do samba também estavam conectados aos terreiros de Umbanda e à distribuição de doces e pipocas para as crianças no dia de Cosme e Damião. Foram eles que criaram canções em homenagem aos santos e levaram a tradição dos terreiros para o Carnaval”, destaca.

O bloco mantém a tradição de homenagear os Orixás em seus desfiles de Carnaval. Em 2023, prestou tributo a Zé Pilantra, e em 2024, a homenagem foi dedicada a Ogum. “Escolhemos esse tema porque o território da Lagoinha, ter uma grandiosidade de casas, tendas e terreiro de matriz africana e povo preto”, finaliza Jairo.

Anota aí!

Desfile do bloco Leão da Lagoinha

Local: rua Itapecerica esquina com rua Machado de Assis — Lagoinha, BH
Data: 3 de março
Horário:
às 15h
Mais informações em @blocooleaodalagoinha

O post Carnaval 2025: Leão da Lagoinha, bloco mais antigo de BH, vai homenagear Cosme e Damião apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.