Transformador de 122 toneladas está a caminho de Blumenau há quase um mês

Um transformador de 122 toneladas está sendo transportado da usina hidrelétrica de Itaipu até Blumenau para passar por manutenção na WEG. O transporte desse transformador já foi interrompido duas vezes e foi retomado nesta quinta-feira, 13.

A carreta que transporta o transformador é um caminhão plataforma de 39 metros de comprimento, três metros de largura e 124 rodas e saiu de Foz do Iguaçu (PR) no dia 18 de janeiro. Inicialmente o trajeto deveria levar 20 dias para ser concluído, pois o caminhão não pode passar de 40 km/h.

Interrupções

A primeira interrupção aconteceu, pois o veículo não possuía a Autorização Especial de Transporte (AET) – devido as grandes dimensões – emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), fazendo ele ficar 18 dias parado às margens da PR-493. Após pegar a autorização e pagar uma multa de R$ 2,5 mil o veículo foi autorizado a seguir a viagem na última terça-feira, 11.

A segunda interrupção ocorreu poucos quilômetros após a liberação, pois o DNIT disse ter dúvida sobre a passagem do veículo em uma passarela na cidade de Pato Branco. Após fazer a medição, a carreta foi liberada para seguir viagem nesta quinta-feira, 13.

Em nota, a hidrelétrica de Itaipu informou que o transporte está sendo realizado por uma empresa especializada contratada pela WEG, que é a responsável pela manutenção.

A WEG informou em nota que tomou conhecimento da situação e pediu para a transportadora regularizar todo o transporte. Já a empresa responsável pelo transporte informou que foram necessários ajustes na documentação e que esse pedido de liberação já foi encaminhado ao DER, que aprovou a documentação.

Manutenção do transformador

Antes do transformador, 32 mil litros de óleo usados no equipamento e duas carretas com peças como trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, já tinham sido levadas para a fábrica em Blumenau.

“A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigem uma grande estrutura e mão de obra especializada. Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, detalhou o superintendente.

É estimado que o equipamento seja reinstalado em Foz do Iguaçu em meados de 2026.

Leia também:

1. Alerta de temporal: após temperatura em Blumenau atingir maior marca deste verão, região tem risco de trovoadas
2. Quais serão as novidades para a Páscoa em Blumenau
3. Prefeitura vai fiscalizar vans de transporte escolar em Blumenau
4. Quem é o empresário de Blumenau eleito novo presidente da Fampesc
5. Edifício Pamplona, demolido em Blumenau, sua arquitetura e as mudanças no seu entorno


Veja agora mesmo!

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Transformador de 122 toneladas está a caminho de Blumenau há quase um mês appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.