Trump diz que confia em Putin sobre guerra na Ucrânia e defende retorno da Rússia para o G7

Presidente dos EUA garantiu que Ucrânia participará das negociações de paz. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que confia em Vladimir Putin, líder russo, sobre a guerra na Ucrânia. Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, nesta quinta-feira (13), ele também defendeu o retorno da Rússia para o atual G7.
Trump conversou com Putin por telefone na quarta-feira (12). Durante a ligação, os dois trataram de vários temas, incluindo a guerra na Ucrânia. Segundo o presidente norte-americano, os governos russo e ucraniano estão prontos para negociar o fim do conflito.
Já nesta quinta-feira, Trump afirmou que confia no presidente russo e disse acreditar que Putin quer a paz. Ele também garantiu que a Ucrânia participará ativamente das negociações pelo fim da guerra.
Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que não aceitaria um acordo de paz feito sem a participação dele.
“Hoje é importante que tudo não ocorra de acordo com o plano do Putin, no qual ele quer fazer de tudo para que suas negociações sejam bilaterais [com os EUA]”, afirmou.
O presidente norte-americano também afirmou que o antigo G8 cometeu um erro ao expulsar a Rússia do grupo em 2014. À época, o país foi punido por ter anexado a Crimeia da Ucrânia.
Após a expulsão da Rússia, o grupo passou a ser conhecido como G7, reunindo Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.