Todos os medicamentos do Farmácia Popular passam a ser gratuitos

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), que todos os 41 medicamentos do Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. De acordo com o governo federal, a medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente. 

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Com essa ampliação, as fraldas geriátricas serão fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento utilizado para o diabetes, também será ofertada sem custo para o público.

“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

De acordo com o governo federal, entre 2022 e 2024, número de pessoas atendidas pelo Farmácia Popular cresceu em quase 20%, aumentando em aproximadamente 4 milhões o número de beneficiários. No período, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024. 

O programa

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa para a ampliação do acesso a medicamentos essenciais. Em 20 anos de existência, mais de 72,5 milhões de brasileiros foram beneficiados, funcionando em parceria com farmácias privadas para complementar a oferta de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O post Todos os medicamentos do Farmácia Popular passam a ser gratuitos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.