Comissão de Saúde da Câmara visita obra parada da UBS Maracanã; Semsa vai contratar outra construtora


Empresa que estava responsável pela construção da unidade não conseguiu cumprir o cronograma. Comissão de Saúde da Câmara em visita à UBS Macaranã (à esquerda); obra parada da UBS Maracanã (à direita)
Divulgação
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, que tem como presidente a vereadora Bárbara Matos (PP), e membros: Alberto Portela (União), Alba Leal (MDB) e Ivanira Figueira (PSD), visitou a Unidade Básica de Saúde Maracanã no último dia 11, com o objetivo de fiscalizar a obra de reforma e ampliação que deveria ter sido entregue em 27 de dezembro de 2022, mas está paralisada há 10 meses.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a presidente da Comissão, a empresa vencedora da licitação para execução da reforma e ampliação da UBS não conseguiu cumprir o cronograma e por isso a obra orçada inicialmente em R$ 533.904,69 não foi concluída dentro do prazo, que era de 9 meses, iniciado em 27 de março de 2022.
Os vereadores da Comissão de Saúde relataram que no local onde as obras se encontram paradas eles encontraram um cenário de “abandono, mato e lixo”.
Bárbara Matos registrou imagens do local, conversou com a Associação de Moradores do Maracanã e junto com os demais membros da Comissão de Saúde, visitou a casa alugada pela Prefeitura de Santarém, que está servindo como UBS. A Comissão observou que o espaço é pequeno e com pouca estrutura para os atendimentos.
Parte do forro de um dos cômodos da UBS já se desprendeu; à direita, placa com informações sobre a obra
Divulgação
“As obras da UBS prosseguiram em 2023, depois foram paralisadas e há 10 meses nenhum serviço é feito naquele espaço que poderia estar servindo para atender a população. Nós, enquanto Comissão de Saúde, vamos trabalhar junto com o poder executivo para colocar a UBS do Maracanã em funcionamento o mais breve possível”, disse a vereadora Bárbara Matos.
A prioridade da Comissão agora é reunir com a Secretaria Municipal de Saúde para entender quais os entraves da obra e o que precisa ser feito para que ela avance.
Esclarecimento
O g1 fez contato com a Prefeitura de Santarém, que respondeu em nota por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Saúde (Semsa), que “a obra da UBS Maracanã precisou ser reprogramada por conta de rescisão contratual, e que o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa está sendo agilizado para garantir a retomada o mais breve possível”.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.