Rota da cachaça: conheça o caminho do ouro para amantes da bebida em Luiz Alves

O dia nacional da cachaça é comemorado nesta sexta-feira (13) e a capital catarinense da bebida está localizada no Vale do Itajaí. Mais especificamente, na Rota da Cachaça de Luiz Alves. A famosa rota busca valorizar o destilado fabricado na cidade.

Conheça a rota da cachaça de Luiz Alves- Foto: Divulgação/Reprodução/ND

O título de capital da cachaça foi instituído em 2018 e hoje é um dos principais atrativos turísticos de Luiz Alves.

A Rota da Cachaça de Luiz Alves surgiu através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e produtores. Isso resultou na criação de um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Rota da Cachaça de Luiz Alves, que desde 2018 tem atraído visitantes de todas as regiões do Brasil.

Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça de Luiz Alves leva os turistas a conhecerem as lindas paisagens rurais luizalvenses e a acompanharem de perto a produção da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos.

Veja os alambiques na rota da cachaça de Luiz Alves, no Vale do Itajaí – Foto: Prefeitura de Luiz Alves/Reprodução/ND

Conheça os alambiques da Rota da Cachaça de Luiz Alves

Destilaria Rech

Passando por quatro gerações, a história da Destilaria Rech iniciou no ano de 1938 pelo Sr. Roberto Rech e até hoje mantém a tradição da cachaça artesanal, aperfeiçoando a cada ano suas técnicas, levando bebidas de qualidade para os consumidores.

Cachaça Schoepping

Produzindo cachaça desde 1916, o alambique iniciou com Anton Schoepping e as tradições perduram até os dias atuais, produzindo uma grande variedade de cachaças e licores que atendem a variados paladares.

Cachaça Spézia

Com mais de 70 anos de tradição passada de pai para filho, desde o seu início em 1949, a Cachaça Spézia está na quinta geração de familiares e colaboradores que se dedicam e colocam todo seu amor pelo ‘fazer cachaça’.

Alambique Casa Forte

O Alambique Casa Forte é o projeto da 4ª Geração da Família Spezia, que tem um legado de 70 anos de tradição na produção de cachaça.  A equipe está sempre buscando novas melhorias, por meio de cursos e capacitações, para aprimorar e produzir a cachaça com a melhor qualidade para seus apreciadores.

Cachaça Bompani

Fundada em 1964, a Cachaça Bompani já se encontra na 2ª geração de familiares que herdaram o gosto pelo “fazer cachaça”. Atualmente a Cachaça Bompani trabalha com uma variada cartela de produtos, que atendem todas as idades e gostos. Entre os principais itens da produção estão a cachaça, licores, vodkas, batidas e outras bebidas da linha em diversos sabores.

Cachaça Morauer

A Cachaça Morauer iniciou sua história de sucesso na década de 50 com o fundador Arno Ferdinando Morauer. Com uma vasta gama de produtos desde cachaça prata a envelhecidas por longos períodos, também são produzidas cachaças saborizadas e licores finos de vários sabores.

Alambique Rossi

Fundado em 2022, o Alambique Rossi mantém a produção da cachaça de forma muito artesanal, desde o plantio da cana, até o produto, sendo produzida a partir da fermentação natural e destilada em alambique de cobre. O processo de fabricação é o mesmo utilizado pelo bisavô do atual gestor e até hoje leva ao consumidor final um produto excepcional.

Cachaça Bylaardt

O alambique da Cachaça Bylaardt foi fundado em 1943 e ao longo dos anos, com muito trabalho e dedicação para produzir um produto de qualidade, o fundador, Sr. Wilibaldo, ensinou seus filhos a arte de fazer cachaça e hoje em dia, o alambique já passou por três gerações. Mesmo após tantos anos de fundação, o processo de fabricação continua seguindo a tradição da família, de forma artesanal, com muito carinho, personalidade e sem perder a originalidade e a essência criadas em 1943.

Cachaça Wruck

Fundada pelo Sr. Otto Wruck, a Cachaça Wruck iniciou suas atividades já no ano de 1938, porém o registro oficial contabiliza a produção somente a partir de 1942. Todo o processo de fabricação das bebidas da Cachaça Wruck é feito de forma artesanal e a empresa também conta com a plantação de cana-de-açúcar. Atualmente possuem um grande mix de produtos para agradar todos os paladares.

Alambique Rein

Fundado em 2011, com tradição e conhecimento passado de pai para filho, a quarta geração da família iniciou o projeto com o intuito de produzir e fomentar a Rein Cachaça com qualidade e aspectos reconhecidos nacionalmente, respeitando e zelando o método artesanal utilizado por seus antepassados na produção de cachaça.

Luiz Alves é a capital catarinense da cachaça – Foto: Istock/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.