Sinal de alerta para a saúde: roncar não é normal


A maior incidência do ronco é nos homens, cerca de 60%; entre as causas estão obesidade e uso excessivo de álcool Existem muitas causas para o ronco, dentre elas algumas condições de saúde como a apneia obstrutiva do sono
Canva
Quase todo mundo ronca uma vez ou outra na vida. E quem não ronca, provavelmente tem algum parente na família que ronca. No Brasil, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 40% da população adulta sofre com o ruído, que pode ser o sinal de alerta para algumas condições de saúde, inclusive a apneia obstrutiva do sono (AOS).
“O ronco é um som vibratório que ocorre durante o sono, geralmente quando há uma obstrução parcial das vias aéreas superiores. Pode acontecer devido ao relaxamento dos músculos da garganta, fazendo com que as vias aéreas se fechem, limitando a passagem de ar”, explicou a fisioterapeuta Maria Consuelo D’Almeida Nuñez Filha (Crefito 30788-F), Doutora em Medicina e Saúde Humana.
Ainda segundo a ABS, no Brasil a maior incidência é nos homens, cerca de 60%. Entre os motivos estão a propensão ao ganho de gordura na área do pescoço, o que leva a uma obstrução da passagem do ar na traqueia, e o consumo abusivo de álcool. Nas mulheres, o ronco pode acontecer durante a gravidez, cerca de 23%, mas tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê ou até 8 meses depois. O alerta reaparece na menopausa, quando ocorre uma alteração hormonal no corpo que resulta numa maior predisposição ao ronco.
Existem muitas causas para o ronco, dentre elas algumas condições de saúde. Além disso, fatores comportamentais, físicos e genéticos, podem aumentar a sua probabilidade.
“Deitar de barriga para cima, por exemplo, faz com que haja um desabamento das estruturas da garganta fechando a via aérea e promovendo o ronco que é o som da passagem de ar vencendo a barreira mecânica provocada por essas estruturas; o cansaço faz com que o sono seja mais profundo promovendo maior relaxamento dessas estruturas e a ingestão de bebida alcoólica também. Esses fatores podem atuar isoladamente ou em combinação, exacerbando o ronco”.
Apesar de ser muito comum, o ronco não deve ser entendido como algo normal. Maria Consuelo explica que o ruído pode estar associado à distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, como também a problemas estruturais da via aérea, obesidade, rinite alérgica e sinusite, distúrbios neuromusculares, entre outros, sendo importante o acompanhamento médico para investigação, diagnóstico e recomendação de tratamento.
“Não tratar o ronco, especialmente quando é um sintoma de apneia obstrutiva do sono, pode levar a doenças cardiovasculares como hipertensão, doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca; AVC; Diabetes tipo II; Distúrbios cognitivos e neurológicos, problemas psicológicos como depressão e ansiedade entre outros”, concluiu.
Com inauguração prevista para este segundo semestre de 2024, o Núcleo da SmartCPAP terá equipamentos modernos, software e equipe especializados
Divulgação
Núcleo de Tratamento
Está prevista, ainda para o segundo semestre de 2024, a inauguração, em Salvador, do Núcleo de Tratamento Fisioterapêutico da Apneia do Sono, estrutura com 170m², tecnologia de ponta e equipe profissional especializada. Os pacientes contarão com avaliação respiratória detalhada e precisa, adaptação ao uso do CPAP (gerador de pressão nas vias aéreas) e acompanhamento profissional qualificado, de forma presencial e remota.
Projetada e administrada pela SmartCPAP, empresa do grupo SmartAudius, o espaço já se apresenta como o maior centro de tratamento de apneia do sono da Bahia, seja em estrutura, como em capacidade de atendimentos. A empresa investiu em tecnologia para realizar acompanhamentos e adaptações, de forma eficaz, utilizando os equipamentos de CPAP, além de software para analisar dados de sono e gerar relatórios detalhados sobre a eficácia do tratamento, com tecnologia para monitoramento contínuo e em tempo real, permitindo ajustes precisos.
Segundo Marcela Araújo de Moura (Crefito 227068-F), Mestre em Tecnologias em Saúde e Diretora de Inovação da SmartCPAP, o objetivo principal do Núcleo de Tratamento Fisioterapêutico da Apneia do Sono é ajudar o paciente na adaptação ao CPAP e assim melhorar a qualidade de vida, reduzindo os sintomas e prevenindo complicações associadas a este distúrbio.
“A estrutura do consultório de fisioterapia da SmartCPAP, para tratamento da apneia do sono, está sendo projetada, com equipamentos de última geração, para fornecer um ambiente confortável e acolhedor, sem perder de vista nossa abordagem integrativa e centrada no paciente. Esperamos que a nova estrutura do núcleo fisioterapêutico de tratamento de apneia do sono possa beneficiar muitas pessoas diretamente na melhoria na qualidade de vida e na redução de complicações de saúde através de um tratamento e acompanhamento diferenciado no uso do CPAP”, concluiu.
Serviço
SmartAudius Aparelhos Auditivos
Itaigara – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1034. Ed. Pituba Parque Center. Sala 333 – Ala A – Itaigara. Salvador – BA, 41825-906
Paralela – Av. Luis Viana Filho, 6462. Edf. Wall Street Sala 525 – Bloco East – Patamares – Salvador – BA, 41730-101.
Feira de Santana – Rua Barão de Cotegipe, 1137. Sala 04 – 1º andar – Multiclin – Centro, Feira de Santana – BA, 44001-175
Contatos: (71) 3359-3993 ou (71) 9 9349-3993 (WhatsApp)
Site: www.smartaudius.com.br
Instagram: @smartaudius
Responsável Técnico: Rodrigo Brayner de Farias (Crefono 4-5193)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.