Morre cineasta Cacá Diegues aos 84 anos

O cinema nacional se despede hoje de um de seus grandes nomes. Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira (14/02) aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Letras (ABL) confirmou a informação. A morte se deu em decorrência de complicações causadas por uma cirurgia.

Cinema Novo

O cineasta deixou um legado para a sétima arte no país. Foi precursor do Cinema Novo, um forte movimento artístico, ao lado de nomes como Glauber Rocha e Ruy Guerra. O artista nasceu em 19 de maio de 1940, em Maceió (AL). Aos seis anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ).

Diegues foi fundador de um cineclube enquanto esteve no Diretório Estudantil da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Começou suas produções de cinema amador com o colega Arnaldo Jabor. Ali, inspirado por correntes como a Nouvelle Vague francesa e o Neorrealismo italiano, ajudou a fundar o que seria o Cinema Novo brasileiro. Críticas sociais e uma visão que valorizada o povo como figura central da narrativa, essa corrente se consagrou na sétima arte e levou grandes nomes nacionais ao destaque mundial.

Cacá Diegues dirigiu filmes que entraram para a história do cinema brasileiro. “Xica da Silva” (1976), “Ganga Zumba” (1964),”Quilombo” (1987), “Deus é Brasileiro” (2006) e “Bye Bye, Brasil” (1980) estão entre elas. Temas sociais como as favelas, manifestações populares como o Carnaval e adaptações de clássicos da literatura nacional como “Tieta do Agreste” (1999) fazem parte de seu trabalho. Entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2018, ocupando a cadeira vaga de Nelson Pereira dos Santos.

Recebeu diversos prêmios ao longo da vida, incluindo homenagens internacionais. Conquistou um Prêmio Roberto Rossellini pelo Conjunto da Obra, concedido pela Fundação Roberto Rosselini e a Associação Nacional dos Críticos Italianos de Cinema em 2008, na Itália. Ainda teve sua carreira celebrada em países como Bolívia, França e Estados Unidos.

O post Morre cineasta Cacá Diegues aos 84 anos apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.