Nissan amplia uso de aço de baixa emissão de CO2 no Japão

Montadora quintuplicará a utilização do material até 2025 para reduzir impacto ambiental

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou a expansão do uso de aço de baixa emissão de CO2 fabricado no Japão. Com a iniciativa, a quantidade desse material utilizado pela companhia no país será cinco vezes maior no ano-fiscal de 2025, que se inicia em 1º de abril, em comparação com 2023.

VEJA TAMBÉM:

  • CONFIRA OS PREÇOS DO NISSAN KICKS PLAY
  • NOVO KICKS TERÁ SELEÇÃO DE MARCHAS POR TECLAS

A medida faz parte do compromisso da montadora de reduzir em 30% as emissões de CO2 durante todo o ciclo de vida de seus produtos até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, a empresa tem intensificado esforços na descarbonização de sua cadeia produtiva, desde a aquisição de materiais.

Atualmente, as peças de aço representam cerca de 60% do peso de um veículo. Dessa forma, a adoção de aço com baixa emissão de CO2 é fundamental para reduzir o impacto ambiental do setor automotivo. Uma parte significativa das emissões de carbono decorre do processo de redução do minério de ferro em altos-fornos. O aço verde, por sua vez, busca minimizar esse impacto com o uso de matérias-primas de minério de ferro com teor de carbono reduzido ou pela substituição do alto-forno por fornos elétricos a arco.

Desde 2023, a Nissan tem utilizado aço verde na produção de veículos destinados ao mercado japonês, incluindo o Aço Kobenable, da Kobe Steel. Agora, a montadora expandirá significativamente essa iniciativa com a adoção dos produtos NSCarbolex Neutral, da Nippon Steel Corporation, JGreeX, da JFE Steel Corporation, e do aço alocado para redução de carbono da POSCO. Esses materiais reduzem as emissões de CO2 na produção por meio de uma abordagem de balanço de massa, que aloca as reduções de emissões de CO2 entre produtos dentro do processo produtivo.

A Nissan reforça que a sustentabilidade está no centro de sua estratégia de negócios, visando um futuro mais limpo, seguro e inclusivo. A empresa reafirma seu compromisso de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável em todas as suas operações.

Foto principal | Nissan/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com a Ford F-150 Lariat 2024:

O post Nissan amplia uso de aço de baixa emissão de CO2 no Japão apareceu primeiro em Autos Segredos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.