Fantástico exibe cenas inéditas de ‘Deus ainda é brasileiro’, último filme de Cacá Diegues


Um dos cineastas mais importantes do cinema brasileiro, Cacá Diegues teve uma parada cardíaca e morreu na última sexta-feira (14), aos 84 anos. Fantástico exibe cenas inéditas de ‘Deus ainda é brasileiro’, último filme de Cacá Diegues
Reprodução/Fantástico
Cacá Diegues levou o Brasil e toda sua diversidade para as telas do cinema. Em cada um dos seus filmes, o brasileiro se viu, se identificou e se conheceu melhor. O cineasta teve uma parada cardíaca e morreu na última sexta-feira (14), aos 84 anos.
Foram mais de 20 filmes e muitos prêmios aqui e lá fora. Boa parte deles marcou gerações, como “Xica da Silva”, “Bye Bye Brasil” e “Deus é Brasileiro”. Cacá foi diretor, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras.
Familiares do cineasta receberam a equipe do Fantástico na casa deles, no Rio de Janeiro, neste domingo (16).
Renata Ceribelli: A gente sabe que tem a dor do Brasil por essa perda e tem também a dor dos familiares. Como que vocês estão lidando com esse momento?
Isabel Diegues (filha): Meu pai é uma pessoa gigante pra mim. É uma pessoa gigante na minha vida. Nem entendi ainda como é que vai ser não ter ele ali como farol, né?
Renata Magalhães (viúva): A ficha não cai de uma vez só, né?
Renata Ceribelli: Pegou a família toda de surpresa, né?
Renata Magalhães (viúva): Totalmente de surpresa.
Julia Klevenhusen (filha): O Cacá, muitos anos atrás, acho que foi em 2004, ele chamou na sala dele e pediu pra redigir um documento sobre como seria o pós morte dele. E a primeira regra dele era que ninguém podia chorar, ninguém ia ficar triste. Ele não queria ninguém de luto. Isso é muito difícil de respeitar, eu não respeitei.
José Bial (neto): Eu era muito amigo, assim, do meu avô. A gente falava da morte de uma forma mais natural. A impressão que eu tinha é que ele achava que realmente nunca ia morrer.
Renata Ceribelli: Eu ouvi uma entrevista do Cacá, quando vocês perderam a Flora [Diegues, filha de Cacá e Renata, que morreu em 2019]. Ele dizia que o impacto da dor foi tão forte que paralisou a vida dele, que ele mal conseguia fazer cinema.
Renata Magalhães (viúva): Bom, perder um filho é uma coisa que ninguém merece, inverter a ordem natural das coisas. Mas o Cacá fez o filme chamado “O Maior Amor do Mundo”, né? E em alguma hora eu saquei que o maior amor do mundo é maior do que a maior dor do mundo.
Isabel Diegues (filha): Eu acho que, por maior que fosse a dor ou o sofrimento, o que o moveu ele adiante foi uma paixão radical, existencial, pelo próprio cinema. O amor dele pelo cinema era maior que tudo. Era quase que um amor próprio.
O filme inédito de Cacá Diegues
Em sua última coluna no jornal O Globo, Cacá escreveu: “Filmes podem fazer as pessoas pensarem através de sentimentos. E quando pensamos, podemos mudar a maneira de ver o mundo”.
Aos 84 anos e 62 de carreira, Cacá continuava criando e dirigindo com a intenção de fazer as pessoas pensarem. E, quem sabe, mudar a maneira delas de ver o mundo.
Fantástico exibe cenas inéditas de ‘Deus ainda é brasileiro’, último filme de Cacá Diegues
Reprodução/Fantástico
O Fantástico teve acesso a cenas inéditas do filme e dos bastidores do longa-metragem que Cacá estava finalizando: “Deus ainda é brasileiro”.
“Eu sempre pensei em fazer alguma coisa totalmente em Alagoas, mas nunca consegui. Dessa vez é um filme que eu estou fazendo de cabo a rabo em Alagoas”, disse Cacá durante a produção. “Continuo acreditando que Deus é Brasileiro e que a gente vai chegar lá”.
“O filme é uma continuação do ‘Deus é brasileiro’. E, dessa vez, Deus está vendo que a humanidade está horrorosa e manda um meteoro pra acabar com o planeta”, revela Renata Magalhães , viúva de Cacá.
“O Cacá estava tão feliz [pelo sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’]. É o cinema brasileiro falando com as pessoas. Como diz ‘Ainda Estou Aqui’, nossa maior arma é continuar sorrindo”, conclui Renata.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.