Bloco Magnólia cancela desfile de 2025 por falta de incentivos financeiros: ‘mantemos a esperança’

Fundado em Belo Horizonte há 11 verões, o Bloco Magnólia espalha, anualmente, o melhor do jazz de Nova Orleans pelos Carnavais da capital mineira. Em 2025, porém, o coletivo não vai às ruas devido à falta de incentivo financeiro. A informação foi confirmada pelos organizadores Leonardo Brasilino e Lira Ribas pelas redes sociais.

Veja a programação completa dos blocos de Carnaval de Belo Horizonte

“Diante de desafios financeiros, decidimos suspender o desfile do Bloco Magnólia no Carnaval de 2025. Essa decisão não significa um adeus, mas uma pausa estratégica para equilibrarmos nossas contas e garantirmos a sustentabilidade do projeto”, apontou a legenda de um vídeo publicado no Instagram.

Em tela, Brasilino e Ribas garantiram que as questões que impedem o cortejo já estão sendo resolvidas para 2026. “Mantemos a esperança e a determinação de continuar espalhando alegria com nosso som único”, afirmaram.

Mais do que um coletivo carnavalesco, o Magnólia cumpre a função de brass band dedicada à música e à cultura, com apresentações que vão além do período de folia. E, segundo os organizadores, a agenda de shows segue aberta para contratações. “Pra você que quer o Magnólia passando no seu bairro, fazendo um show na sua cidade, no seu estado ou no mundo, acesse nossas redes sociais”, destacaram.

O contato com a organização do bloco pode ser feito através do endereço eletrônico [email protected].

O ‘até logo’ do desfile não quer dizer, também, que os integrantes do coletivo não estarão presentes na festa popular. “A gente não vai estar com o Magnólia, mas vai estar na rua com outros blocos, em cortejo, porque o Carnaval de Belo Horizonte é maravilhoso. E a gente convida vocês a participarem”, finalizaram os amigos.

Da Luisiana para Minas

Para quem curte um Carnaval mais tranquilo, o Bloco Magnólia é uma boa pedida. Com um repertório cheio de músicas inspiradas no jazz do mardi grass de Nova Orleans, ele sai das tradicionais marchinhas e do axé que permeia a maioria dos blocos.

O nome Magnólia é uma homenagem à rua Magnólia, no bairro Caiçaras, local onde o bloquinho nasceu. Sua formação musical inclui instrumentos de sopro, uma compacta percussão que se assemelha a uma bateria desmembrada, equipe de músicos, regente e porta estandarte.

O coletivo surgiu da necessidade de descentralizar a folia, em 2014, e, naquele ano, desfilou no bairro Nova Esperança, regional Noroeste de BH. O Magnólia é um dos que largam na frente no quesito figurinos e, até por conta da descentralização, acaba sendo mais tranquilo que outros blocos.

Veja uma galeria de fotos do desfile de 2023 neste link.

O post Bloco Magnólia cancela desfile de 2025 por falta de incentivos financeiros: ‘mantemos a esperança’ apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.