5 alimentos que você nunca deve misturar com açaí

Consumido em grande parte do Brasil, o açaí caiu no gosto do brasileiro. Na região Norte do país, ele é servido em forma de caldo e consumido em refeições como almoço e café da manhã.

Já no Sudeste e Sul do país, é mais fácil encontrá-lo congelado. Seja como for, o açaí é uma grande fonte de energia nutritiva.

A professora do curso de Nutrição da Unisuam, Marcela Maltez, lista inúmeros benefícios do açaí. “Devido a sua composição nutricional, o açaí apresenta inúmeros benefícios, como o aumento da longevidade e o auxílio na saúde imunológica, neurológica e intestinal, além de contribuir para a integridade óssea”.

na foto aparece uma tigela de açaí com banana, uma das frutas que combinam com a energia da fruta

Essa fruta é rica em antocianinas e ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6 e auxilia principalmente quem faz exercícios físicos – Foto: Freepik/ND

Mistura com açaí pode ser prejudicial à saúde

A fruta por si só já é muito calórica. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como leite em pó, caldas, e chocolate, por exemplo, faz o alimento se tornar prejudicial à saúde. O ideal é consumi-lo puro ou com frutas.

A nutricionista e especialista em saúde pública, Alessandra Teixeira, indica que calorias em excesso serão depositadas em forma de gordura no corpo e vão atrapalhar o funcionamento do corpo.

“É importante salientar que essas calorias em excesso, denominadas calorias vazias, não irão trazer benefício algum para o nosso organismo, serão depositadas em forma de gordura em nosso corpo e atrapalharão o funcionamento adequado dele, que gastará muito mais energia e hormônios para fazer a metabolização da glicose em excesso, dificultando a absorção dos nutrientes”.

Para quem pratica exercícios físicos diariamente, o açaí é um grande aliado tanto antes quanto após o treino por conta de ser uso do açaí com uma boa fonte de proteínas.

“O açaí é uma ótima opção de alimento para os atletas e os praticantes de atividade física porque tem uma gordura boa que ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom), ajuda o sistema cardiovascular e é uma excelente fonte de energia. Uma dica para os praticantes de atividade física, no pré ou no pós-treino, é fazer uso associado com uma boa fonte de proteína. Muita gente coloca leite em pó, mas eu acho muito mais interessante consumir com o Whey Protein ou uma proteína vegetal”, diz o nutrólogo Lucas Costa.

Composição

  • Essa fruta é rica em vitaminas (principalmente vitamina E), minerais (cálcio, potássio, magnésio, cromo, cobre e manganês), além de conter proteínas, fibras e gorduras boas (ômega-6 e ômega-9). Também possui compostos fenólicos com ação antioxidante.

Indicação de preparo

  • O ideal é consumir o açaí puro, em forma de vitamina ou congelado. Se consumido em lanchonetes, é recomendado evitar acréscimo de caldas e doces, optando por frutas como acompanhamento.

Frutas que combinam

  • O açaí pode ser misturado com kiwi, banana, frutas vermelhas e raspas de limão, aumentando os nutrientes e compostos benéficos à saúde.
na foto aparecem bananas uma das frutas que mais combinam com açaí

Fruta é rica em potássio, vitaminas – Foto: Reprodução/ND

Na atividade física

  • O consumo da fruta 30 minutos antes do exercício ajuda a fornecer energia, funcionando como combustível para o corpo. Uma dica é preparar uma vitamina de açaí com whey protein para potencializar os benefícios.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.