Com maioria dos focos no estado, região de Campinas tem sábado marcado por incêndios

Incêndios atingem áreas de mata em diferentes cidades. Região de Campinas sofre com focos de queimada em vários municípios nesse sábado
A região de Campinas (SP) é a que registra o maior número de focos de incêndio no estado de São Paulo neste sábado (14), segundo dados da Defesa Civil. Desde o início da semana, a metrópole e municípios próximos são afetados pelo fogo que atinge, principalmente, áreas de mata.
Um dos maiores incêndios aconteceu na região do Pico das Cabras, entre os municípios de Campinas (SP), Morungaba (SP) e Itatiba (SP). Nesta sexta-feira (13), o Ministério Público (MP-SP) abriu um inquérito para investigar as causas e os danos dessa queimada.
De acordo com o Sétimo Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável por 10 cidades da região, houve um aumento de 623% no número de focos de incêndio atendidos pelas equipes da corporação neste ano.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Monte Alegre do Sul
Em Monte Alegre do Sul, o fogo começou na noite de sexta-feira (13) e continuou preocupando moradores neste sábado. As chamas atingiram em uma área de mata fechada e de difícil acesso.
Caminhões do Corpo de Bombeiros não conseguiram ir até o local e os moradores foram orientados a retirar materiais inflamáveis da casa. Durante a tarde, a Defesa Civil informou que as chamas foram controladas.
Espírito Santo do Pinhal
A cidade enfrenta um incêndio na Estrada Vicinal Olavo de Almeida desde quinta-feira (12). O Helicóptero Águia ajuda no combate às chamas e o Corpo de Bombeiros afirma que não há risco para moradores.
Santo Antônio de Posse
O fogo atinge uma área de mata no bairro Monte Belo. Brigadistas da Defesa Civil foram enviados ao local para combater as chamas. Até o início da noite, três caminhões pipa haviam sido usados para o combate.
Limeira
Em Limeira, na região de Piracicaba, um homem de 27 anos morreu enquanto tentava controlar um incêndio em uma mata. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi atingido por uma árvore de grande porte que pegava fogo.
Onda de incêndios
Todo o estado continua em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase mil incêndios já foram registrados em setembro deste ano.
Por conta da situação alarmante, o governo prorrogou o fechamento dos parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.