Fonte da juventude! Carros ‘restos de ricos’ ficam com cara de atuais após kit chinês

No Brasil, o desejo de ostentar modelos de carros de luxo sem desembolsar uma fortuna encontra solução nos kits de facelift importados da China.

Algumas empresas que oferecem esses pacotes têm conquistado os proprietários de marcas renomadas, como BMW, Mercedes e Audi, que buscam modernizar seus veículos de forma mais acessível.

Esses kits, que podem incluir até 50 peças, transformam o design de carros antigos, fazendo com que pareçam versões mais recentes.

Empresários do ramo destacam a crescente popularidade dessa prática, que também traz como vantagem a redução nos custos com impostos, uma vez que o valor venal do carro não muda.

O facelift dos sonhos

Com a introdução da atual geração do BMW Série 3 em 2019, muitos proprietários de modelos mais antigos encontraram nos kits de facelift uma maneira de atualizá-los.

BMW Série 3 de 2013, um dos modelos que costumam receber o facelift chinês (Foto: EurovisionNim/Wikipédia)

Além das mudanças externas, o interior do carro também pode ser renovado com itens como painel digital, volante moderno e sistema multimídia, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 44 mil.

Transformações internas e externas:

  • Painel digital: R$ 5.000;
  • Volante atualizado: R$ 5.500;
  • Nova multimídia: R$ 3.500;
  • Kit externo: R$ 25.000;
  • Instalação e pintura: R$ 5.000.

Para os entusiastas que desejam algo ainda mais exclusivo, existe a opção de transformar um BMW Série 3 em um M3, a versão esportiva do sedã, por valores que variam entre R$ 30 mil e R$ 35 mil.

No entanto, a mecânica do carro mantém-se inalterada, revelando a verdadeira origem do modelo.

A lógica financeira por trás dos kits

Para muitos, a escolha por um facelift vai além da estética, oferecendo vantagens financeiras consideráveis. Dirigir um carro com aparência de R$ 300 mil, mas pagando um IPVA de apenas R$ 3.000, torna-se uma proposta atraente para quem deseja economizar a longo prazo.

Esse conceito não se limita apenas ao BMW Série 3. Outros modelos, como BMW X4, X5, X6, Toyota SW4 SRX e até alguns Mercedes e Audi, também podem ser atualizados com esses kits, permitindo aos donos experimentar versões topo de linha sem o preço correspondente na concessionária.

Apesar das críticas e do ceticismo, para muitos entusiastas, a possibilidade de desfilar em um carro com aparência de “zero-quilômetro” representa uma solução acessível e atraente.

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