Trabalhadores terceirizados da Educação em BH iniciam greve nesta segunda-feira

Trabalhadores em educação terceirizados da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte iniciam greve nesta segunda-feira (24). De acordo com o Sind-Rede BH, que representa a categoria, dentre outras pautas, os servidores pedem equiparação salarial com outros profissionais que exercem funções similares e redução da jornada de trabalho.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Os trabalhadores dizem que a greve, anunciada na última quinta-feira (20), foi motivada “pela ausência de resposta da prefeitura de Belo Horizonte à pauta de reinvindicações”. Esses servidores são responsáveis pela merenda, faxina, acompanhamento de crianças com deficiência, portaria, mecanografia, pequenos consertos nas escolas e atendimento das crianças da escola integrada.

Uma assembleia está agendada para às 15h desta segunda-feira, na porta da prefeitura.

Reivindicações

O Sind-Rede BH diz que a categoria reivindica, ainda, melhorias básicas na organização e condições de trabalho, como direito a pelo menos seis dias no ano para consultas médicas, formação para atendimento às crianças, não desconto do vale refeição em dias de licença médica, recessos escolares e férias, definição de critérios de distância e segurança para deslocamento a pé com as crianças, definição clara das funções de trabalho, dentre outras.

De acordo com a categoria, os trabalhadores tentam negociação com a prefeitura e MGS (empresa terceira, que contrata a maior parte destes trabalhadores) desde 2024. Mas, segundo os trabalhadores, a medida tomada seria o corte de dias parados e, no caso da prefeitura, é de que ela não é responsável pelo salário, jornada e condições de trabalho nas escolas.

O BHAZ entrou em contato com a Prefeitura e aguarda um posicionamento.

O post Trabalhadores terceirizados da Educação em BH iniciam greve nesta segunda-feira apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.