Dicas para melhorar sua saúde financeira com tecnologia neste 2025

tecnologia

A tecnologia aplicada às finanças pessoais é um dos aspectos do avanço digital mais interessante para aqueles que desejam ter uma vida financeira saudável e concretizar sonhos.

Em um passado pouco distante, não se poderia imaginar ter na palma da mão todas as informações necessárias para se organizar, planejar gastos e, sobretudo, realizar os próprios investimentos.

Para quem deseja diversificar investimentos, existem plataformas digitais que possibilitam, por exemplo, acompanhar o valor do bitcoin hoje, realizar a compra desta e de outras criptomoedas de forma rápida, acessível e segura.

Quer saber mais sobre saúde financeira e como a tecnologia pode ser sua aliada para planejar o uso do seu dinheiro, poupar ativamente e investir para alcançar suas metas? Confira este artigo na íntegra!

O que é saúde financeira?

Antes de apresentarmos dicas para melhorar sua saúde financeira com tecnologia neste 2025, vamos entender esse conceito básico para a gestão das suas finanças pessoais.

Saúde financeira pode ser definida de diferentes formas, dependendo da abordagem de quem está discutindo o assunto. 

Contudo, para simplificar, podemos dizer que saúde financeira é o estado de equilíbrio nas suas finanças, em que você consegue atender às suas necessidades básicas, planejar o futuro e ainda realizar desejos, sem comprometer sua segurança ou qualidade de vida. 

Assim como cuidar da sua própria saúde física e mental, ter saúde financeira exige atenção, disciplina e hábitos saudáveis, que ajudam a evitar “doenças” como endividamento, gastos descontrolados e falta de planejamento.

Nesse sentido, um dos aspectos mais importantes quando falamos em manter o equilíbrio financeiro, é o acompanhamento e o diagnóstico correto das nossas contas, entradas e saídas de recursos, e, claro, da rentabilidade dos nossos investimentos. 

Vamos ver como fazer tudo isso com auxílio da tecnologia.

Como a tecnologia pode ajudar nas finanças?

A inovação digital é fascinante, principalmente porque ela pode transformar as nossas experiências individuais de forma significa, não se restringindo apenas a grandes revoluções da robótica. 

Graças a tecnologia, também temos a nossa disposição ferramentas para auxiliar a alcançar a saúde financeira. A seguir, trazemos algumas dicas de como você pode usar a tecnologia para gerir suas finanças pessoais.

1. Use aplicativos para controle de gastos

Uma das aplicações mais obvias da tecnologia às finanças pessoais são os aplicativos para controle de gastos. O que antes era feito com muito esforço em planilhas extensas, agora pode ser feito quase de maneira automática em smartphones. 

Bastam alguns toques em uma tela e você pode acompanhar seus recebimentos, entradas e saídas futuras, contas a pagar, dentre outras informações. 

Para facilitar ainda mais a organização, essas ferramentas permitem classificar gastos em fixos e variáveis, replicando para os meses seguintes contas recorrentes.

Ao fornecer gráficos ilustrativos, você pode visualizar para onde o seu dinheiro vai todos os meses, e balizar suas decisões de consumo e investimento com base em dados relevantes. As possibilidades são inesgotáveis! 

Experimente alguns dos aplicativos a seguir e veja qual melhor se adapta às suas necessidades:

  • Mobills
  • Fast Budget
  • Organizze
  • Money Lover
  • Monefy

Todos eles podem ser baixados no Google Play ou App Store. 

2. Tenha contas em bancos digitais

Existem diversos bancos digitais disponíveis no mercado, cada um deles com suas vantagens e desvantagens particulares. 

Mas, de forma geral, podemos dizer que essas instituições podem ser aliadas na melhoria da vida financeira de seus clientes, proporcionando praticidade e ferramentas de controle de orçamento.

Em termos de redução de custos fixos, uma das principais vantagens oferecidas é a isenção ou redução de tarifas para manutenção da conta e transferências. 

A acessibilidade em tempo integral é outro benefício, permitindo realizar operações sempre que necessário, sem filas ou burocracias. Além dessa comodidade, os aplicativos desses bancos possuem uma interface intuitiva, facilitando acompanhar gastos em tempo real e categorizar despesas. 

Uma funcionalidade que muitos acabam não utilizando, mas que é verdadeiramente útil, é a integração com plataformas de investimento e outras ferramentas de gestão financeira, facilitando, assim, a organização e até mesmo a execução de planos de investimento.

3. Aprenda sobre educação financeira

A informação está mais acessível do que nunca. Isso vale tanto para notícias de economia, quanto para conteúdos como livros eletrônicos, cursos gratuitos e vídeos de especialistas em finanças no YouTube.

Esses conteúdos valiosos ensinam desde conceitos básicos para te ajudar a poupar dinheiro até os mais complexos, como a compra de ativos digitais e criptomoedas.

Alguns exemplos dessas fontes são o portal B3 Educação, da Bolsa de Valores do Brasil, a plataforma Meu Bolso em Dia e a própria página do Ministério da Fazenda. 

Portanto, abuse e use desses instrumentos para aprender mais sobre gestão pessoal de finanças e investimentos. 

Nossa dica extra é: mantenha-se sempre atualizado sobre tendências de mercado e previsões de desempenho para tomar decisões mais assertivas sobre onde colocar seu dinheiro.

Pronto, agora que você conhece essas dicas de como melhorar sua saúde financeira com tecnologia em 2025, é hora de colocá-las em prática.

Use com sabedoria as ferramentas à sua disposição e os resultados certamente virão. Prossiga se aprimorando e descobrindo novas opções de organização, procure diversificar investimentos e seja consistente em seus compromissos. Sucesso!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.