Bloco Angola Janga celebra 10 anos com desfile que vai enaltecer ciclo da ancestralidade

O Bloco Afro Angola Janga completa dez anos de história no Carnaval de 2025. Participando da “Via das Artes”, o grupo desfila no domingo (02), na Avenida Amazonas. O tema escolhido para o cortejo deste ano, ‘Ciclo da Ancestralidade: 10 anos de Angola Janga’, segundo a organização, reverencia as histórias e trajetórias que moldaram o bloco e que continuarão a inspirá-lo no futuro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A bateria Compacta e Demolidora, composta por 75 ritmistas, e o Corpo de Dendê, com 50 dançarinos, prometem uma apresentação inesquecível. O bloco sai a partir das 14h no número 507 e a dispersão ocorre às 22h no número 77.

Com o cortejo dividido em dois atos, o primeiro vai celebrar e relembrar a história dos 10 anos do bloco com músicas autorais e uma retomada de elementos de carnavais passados. Para simbolizar a mudança para o segundo ato, o trio, assim como seu corpo de baile e bateria terão suas cores trocadas, anunciando um momento novo onde a música e a dança abraçam uma nova geração de culturas pretas e as complementam ao cortejo.

Além disso, o bloco celebra a continuidade de sua comunidade: diversos integrantes que chegaram como crianças agora atingem a maioridade dentro do Angola Janga. Um dos destaques deste ano é a jovem Sofia, que começou no bloco aos 7 anos e, agora com 14, estreia como regente de algumas músicas no cortejo.

Angola Janga

Fundado em 20 de novembro de 2015 por Lucas Jupetipe e Nayara Garófalo, o Angola Janga consolidou-se como um dos blocos afro mais emblemáticos de Belo Horizonte. Com um repertório potente que passeia pelo samba reggae, ijexá, samba afro, funk de protesto, hip hop, pagodão baiano, kuduro e tambores mineiros, o bloco se tornou um espaço de aquilombamento, cidadania e educação, resgatando e fortalecendo as raízes culturais negras. Mais que um bloco de Carnaval, ao longo do ano, o Angola Janga se mantém ativo com oficinas e formações gratuitas em dança, percussão, construção de alegorias e produção, além de oferecer atendimento psicológico e advocatício a preços sociais.

Para Lucas Jupetipe, um dos fundadores, “o Angola Janga não é apenas um bloco de Carnaval, mas um espaço de resistência e de fortalecimento do nosso povo. Queremos que cada pessoa negra que passa pelo bloco se sinta parte de algo maior, um quilombo moderno que acolhe e transforma vidas”.

A cofundadora Nayara Garófalo reforça essa perspectiva: “São 10 anos de luta e celebração, de aprendizado coletivo e de fortalecimento das nossas tradições. O Angola Janga é sobre memória, sobre cidadania, sobre educação. É sobre nos breconhecermos como sujeitos históricos e ativos na construção de uma sociedade mais justa.”

Se Liga

Bloco Afro Angola Janga – 10 anos

Data: domingo, 02/03/2025

Horário: 14h às 20h

Local: Av. Amazonas, 507.

O post Bloco Angola Janga celebra 10 anos com desfile que vai enaltecer ciclo da ancestralidade apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.