Fiat Toro 2026 (reestilizada) terá sistema híbrido

Picape passará por sua segunda mudança visual que virá acompanhada do sistema híbrido leve que também exigirá troca do câmbio automático de seis marchas por um E-DCT

A Fiat Toro 2026 chegará com visual atualizado como o Autos Segredos antecipou em julho de 2024. No entanto, apuramos que a linha reestilizada contará com o sistema híbrido leve de 48 Volts associado ao motor Turbo 270 Flex. Por conta da tecnologia MHEV, o câmbio automático de AT6 dará lugar a uma caixa automatizada chamada de E-DCT. 

A estreia da linha reestilizada da picape será logo no começo do segundo semestre de 2025.

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A plataforma Bio-Hybrid e-DCT tem sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts, em vez da tecnologia 12 Volts dos Fiat Pulse e Fastback. Ela conta com dois motores elétricos, um para substituir o alternador e o motor de partida como no sistema 12 Volts. No entanto, o segundo motor elétrico de maior proporção é acoplado ao câmbio automático E-DCT. O motor elétrico adicional gera 28 cv de potência e torque de 5,6 kgfm.

O que não está claro é se o foco do sistema é fornecer potência e torque extra ao motor Turbo 270 Flex que equipará a Fiat Toro MHEV, vale lembrar que a potência do motor foi reduzida para 176 cv. Ou se a ideia será a mesma do sistema T200 Hybrid, que privilegia somente a economia de combustível. Aliás, seguindo a lógica do sistema de 12 Volts, o de 48 Volts deverá ser batizado de T270 Hybrid. 

A caixa E-DCT automatizada de dupla embreagem tem sete marchas, com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo. Ela suporta até 35,6 kgfm de torque, podendo ser usada também no sistema PHEV da nova geração do Jeep Compass.

A bateria de 48 Volts com 0,9 kWh de capacidade dá suporte ao sistema, sendo alimentada também pelos dois motores. Assim como no sistema 12 Volts dos Pulse e Fastback, a bateria fica alojada sob o banco do motorista. 

Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia. O motor elétrico que acoplado ao câmbio E-DCT fornece energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico ou em conjunto com o motor térmico.

O Bio-Hybrid e-DCT carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema. Entre as tecnologias, está o Booste Assist que transforma a energia elétrica armazenada em mecânica. Este sistema também tem a função Coasting que permite que o veículo continue em movimento com câmbio desacoplado ou até mesmo com o motor desligado.

O sistema Bio-Hybrid e-DCT que equipará a Fiat Toro 2026 MHEV deverá proporcionar economia de combustível, principalmente no anda e pára dos grandes centros urbanos, já que o conjunto elétrico acaba atuando em boa parte do percurso.

O que muda no visual da Fiat Toro 2026 MHEV?

A mudança visual da Fiat Toro 2026 com sistema híbrido consiste nos novos para-choque, grade principal e entrada de ar inferior. Os faróis seguem duplos, mas não devem mudar seu característico formato. 

Na traseira, a Toro terá atualizações nas lanternas, mas sem mudança de formato e também no para-choque. 

Por dentro, as mudanças serão pontuais com novos revestimentos dos bancos. Painel, volante e central multimídia seguirão sem mudanças. 

Foto principal | Fiat/Divulgação

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