Djonga, Alok, Xamã e Sandra de Sá: famosos são atrações de blocos no Carnaval de BH

Democrático, diverso e colorido, o Carnaval de Belo Horizonte ganha, em 2025, mais um adjetivo: musical. Até semana que vem, ao menos 10 artistas desembarcam na capital mineira com blocos próprios ou como convidados dos coletivos carnavalescos. E o leque de gêneros confirmados na folia belo-horizontina não deixa nenhum folião insatisfeito: vai do sertanejo de Michel Teló à eletrônica de Alok num pulo, passando pelo rap de Djonga e pelo pop da Lagum. Confira abaixo a lista de artistas que são atrações no Carnaval de BH em 2025.

Veja a programação completa dos blocos de Carnaval de Belo Horizonte

Blocos próprios

Bloco do Djonga

Figurinha carimbada do Carnaval de Belo Horizonte, Djonga se prepara para cair na folia em 2025 com bloco próprio. Em 1° de março, o rapper vai à avenida João Pinheiro, na região Centro-Sul da capital, acompanhado de DJs e artistas convidados para a festa que promete misturar samba, pagode, funk e rap com a energia carnavalesca. A participação é gratuita.

A concentração está marcada para às 14h do tradicional sábado de Carnaval, em frente à lanchonete Xodó, e o desfile seguirá pelo quarteirão, até a esquina com a rua Timbiras. De cima do trio elétrico, o rapper revisitará clássicos da carreira e músicas de outros artistas em roupagem inédita.

Bloco da Calixto

O ‘Bloco da Calixto é 10!’. Embalada pelo tema, a cantora Aline Calixto se prepara para cair na avenida Amazonas, no encontro com a rua São Paulo, em 1° de março, sábado de Carnaval, a partir das 13h. Primeira frontwoman solo de um grande bloco de BH, ela celebra, em 2025, 10 desfiles em 12 anos de rua, já que, em função da pandemia, o coletivo não saiu em 2021 e 2022.

Em clima de festa, Aline promete revisitar os últimos nove carnavais e traz referências de cada um deles no repertório. Todos os hits que marcaram a história do bloco estarão de volta à avenida em 2025. A expectativa é de que o Bloco da Calixto ultrapasse meio milhão de foliões neste ano.

Lagum na Avenida

Os mineiros da Lagum confirmaram, no último dia 13, a segunda edição do bloco da banda no Carnaval de Belo Horizonte. Em 2025, os músicos voltarão à avenida Brasil em 2 de março, domingo de folia, pela manhã. A concentração está marcada para às 7h, na rua Sergipe, na altura do número 939, próximo à Praça da Liberdade.

No ano passado, a banda movimentou mais de 100 mil foliões na capital mineira. “Foi uma energia incrível, com pessoas de todas as idades e muitas famílias acompanhando o nosso Carnaval”, relembra Pedro Calais, vocalista da Lagum. A promessa é de uma festa ainda maior no próximo encontro.

“Esperamos fazer novamente uma edição maravilhosa e ainda maior. Vamos chegar na avenida com mais força e com um repertório especial! Estamos ensaiando desde janeiro e o público pode esperar aquela energia carnavalesca vibrante, junto com os maiores sucessos da Lagum, vai ser uma combinação incrível que tenho certeza que todo mundo vai amar”, antecipa sobre o encontro, que tem como tema a ‘Ilha da Fantasia’.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LAGUM (@lagumoficial)

Bloco Não Me Entrego Pros Caretas

Em 2025, a banda mineira Lamparina também cai na folia com bloco próprio. O coletivo leva, como nome, o título da faixa mais popular do grupo, ‘Não Me Entrego Pros Caretas’, e vai desfilar entre a rua Sergipe e a avenida Brasil, na Savassi, em 3 de março, a partir das 9h.

Para animar ainda mais o percurso, está confirmado na abertura do rolê o bloco Sem Manicômios e Sem Prisões. A luta antimanicomial é um dos pilares do Lamparina, conectando-se, segundo a organização do desfile, “diretamente à ideia de liberdade, resistência e empatia”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LAMPARINA (@lamparinaoficial_)

Pipoca do Alok

O DJ Alok vai agitar as ruas de Belo Horizonte na próxima terça-feira (4) de Carnaval. Conforme o site oficial da Prefeitura, o trio elétrico Pipoca do Alok, que traz o tema ‘Liberte o seu Melhor’, está previsto para desfilar na avenida Afonso Pena, no Centro, a partir das 14h.

Bloco do Malvadão

O cantor Xamã anunciou, em janeiro, que vai desembarcar em Belo Horizonte, em 8 de março, para arrastar os foliões no Bloco do Malvadão. O evento, que integra a programação do pós-Carnaval, vai ocorrer na avenida Afonso Pena, no Centro.

A iniciativa nasce depois de o artista conquistar multidões no Carnaval de Salvador, no circuito Barra-Ondina, em 2023 e 2024. No repertório do bloco, Xamã deve incluir sucessos como ‘Malvadão 3’, ‘Leão’, entre outras faixas que marcaram sua carreira. O evento vai contar com participações especiais, mas os nomes ainda foram confirmados.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por XAMÃ ❌ (@euxama)

Convidados de honra

Sandra de Sá

No dia 3 de março, as ruas de Belo Horizonte serão palco do encontro entre o bloco Havayanas Usadas e a carioca Sandra de Sá. Sob o tema ‘Eles Não Ligam Pra Gente’, o coletivo prepara uma homenagem ao histórico encontro entre Michael Jackson e Olodum no Brasil, que completa, em 2025, 30 anos.

O bloco também prestará homenagem à cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes, um dos maiores nomes do Afro Pop brasileiro. O público pode esperar uma viagem musical pelos clássicos do axé dos anos 80 e 90, incluindo canções de Daniela Mercury, Timbalada, Jorge Ben Jor e companhia limitada.

O cortejo do Havayanas Usadas ocorre em 3 de março, às 9h, na avenida dos Andradas.

Fat Family

O baile brega do bloco Beiço do Wando acaba de ganhar novos convidados para 2025. Neste ano, o coletivo traz o grupo musical Fat Family para o Carnaval de Belo Horizonte, com a promessa de estimular ainda mais a mistura de ritmos e gêneros na festa de rua brasileira. O cortejo do Beiço vai à avenida Brasil, no bairro Funcionários, em 2 de março, às 9h.

De acordo com a organização, a ideia de trazer as irmãs Simone, Suzete e Katia Cipriano está intimamente ligada ao tema escolhido para o desfile de 2025, que busca exaltar a liberdade da mulher. ‘Quero vê-la sorrir’, verso extraído de Sidney Magal, foi o tema escolhido para a folia da vez.

“Nossa ideia é estimular ainda mais a diversidade, garantindo que as pessoas possam curtir o Carnaval com a máxima liberdade, livres de qualquer tipo de preconceito”, explica Ícaro Eugênio, músico e um dos fundadores do Beiço.

A produção da festa mergulha de cabeça no universo libertário. “Tudo que envolve o nosso cortejo foi planejado de acordo com a temática, incluindo figurinos, decoração do trio e os adereços dos integrantes”, afirma o fundador. No repertório, ele garante canções que remetem à memória afetiva do público, de Reginaldo Rossi a Roberto Carlos, passando pela discografia daquele que dá nome ao bloco, Wando.

Chico César

O cantor e compositor Chico César fará uma participação especial no cortejo de Carnaval do Pisa na Fulô, previsto para acontecer no dia 4 de março, às 16h, na terça-feira da folia. O bloco, reconhecido por exaltar a tradição do forró completa 10 anos em 2025, e tem a expectativa de receber 100 mil pessoas no desfile, com cerca de 250 integrantes conduzindo a festa.

O cortejo será realizado na rua Professor Amaro Xisto de Queiroz, 865, no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte. As comemorações seguem o tema “Ser tão Belô”, que reforça a ligação da história do bloco com a do Carnaval de rua em BH. Segundo Marina Faria, produtora do Pisa na Fulô, a temática explora o viver a cidade, seus cantos, a necessidade de cuidar dos espaços comuns e celebrar os encontros.

Zeca Camargo

A segunda-feira (3) de Carnaval dem BH vai ser dia de novidade. Pela primeira vez, a cidade vai ter programação oficial durante toda a madrugada. O jornalista e DJ Zeca Camargo vai ser o responsável pela festa batizada de Virada Eletrônica. O evento será realizado na avenida Amazonas, uma das três vias sonorizadas. A festa está prevista parar começar às 20h e só vai acabar às 6h da terça-feira (4).

A apresentação faz parte da agenda conhecida como Via das Artes. Conheça a programação completa aqui.

O post Djonga, Alok, Xamã e Sandra de Sá: famosos são atrações de blocos no Carnaval de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.