Para além de BH: veja opções para o carnaval, que vão de cidades históricas a locais de ‘refúgio’ em Minas Gerais

Em meio ao “boom” do Carnaval de BH nos últimos anos, o Governo de Minas Gerais anunciou medidas para fortalecer a economia e atrair turistas para interior, seja para quem quer cair na folia ou procura locais de refúgio.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Para isto, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-MG) montou duas campanhas: o Carnaval da Liberdade e Tranquilidade, voltado enaltecer as cidades que oferecem riqueza histórica, de arte e da natureza. O foco do projeto é atrair turistas de outros estados.

Outra vertente é o Carnaval nas Cidades Históricas, que tem como foco resgatar a festa nos municípios que já foram referência no estado.

“Queremos deixar o nosso Carnaval cada vez mais visível e respeitado. Um Carnaval para todos os gostos. Tanto para quem quer folia e barulho, quanto para quem quer descansar”, comentou o governador Romeu Zema (Novo).

Segundo Leônidas Oliveira, secretário de Cultura de Minas Gerais, o objetivo das iniciativas é fortalecer a atração de turistas e para atender os mineiros que não vão sair do estado. Uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas (FCDL-MG) indica que 71,2% dos mineiros permanecerão em suas cidades no Carnaval, enquanto 14,4% viajarão dentro do estado e outros quase 14% vão para outros estados.

“Temos um grande impacto na economia. Na região do Lago de Furnas, por exemplo, poucas cidades terão festa de Carnaval, mas a rede hoteleira na região está cheia”, comentou o secretário a busca de atividades fora do eixo da folia.

Veja 18 opções de Carnaval em cidades do interior de Minas Gerais:

Carnaval 2025 nas Cidades Históricas de Minas Gerais

Congonhas

A cidade dos profetas de Aleijadinho resgata sua tradição carnavalesca com o “Carnaval pra Todos”, homenageando o tradicional Bloco Manda Brasa e promovendo uma festa inclusiva e diversificada.

Ouro Preto

Um dos maiores carnavais estudantis do Brasil, a cidade celebra os 50 anos do Bloco Balanço da Cobra, destacando a criatividade dos blocos tradicionais e mantendo a animação com festas universitárias.

Mariana

A cidade mais antiga de Minas une desfiles de escolas de samba, blocos tradicionais e grandes shows em um ambiente histórico singular, garantindo um carnaval vibrante e cheio de cultura.

São João del-Rei

Com suas imponentes igrejas barrocas, a cidade mantém o brilho do carnaval popular, valorizando blocos e escolas de samba que desfilam em meio ao cenário histórico.

Tiradentes

Famosa por seu patrimônio colonial preservado, a cidade foca na valorização de personagens históricos da folia e no resgate de suas manifestações culturais, tornando o carnaval uma verdadeira viagem no tempo.

Diamantina

Patrimônio mundial da Unesco, a cidade reforça seu tradicional carnaval no Mercado Velho, enquanto promove a contemplação da natureza no Parque Estadual do Biribiri, equilibrando festa e tranquilidade.

Serro

Conhecida por seu patrimônio e gastronomia, a cidade lança a campanha “Experimente Serro, muito além do Carnaval”, proporcionando uma experiência que mistura história, descanso e cultura.

Conceição do Mato Dentro

Com a Cachoeira do Tabuleiro como pano de fundo, a cidade atrai turistas para um carnaval de aventura e natureza, ideal para quem busca uma folia diferente, em contato com a paisagem exuberante.

Diogo de Vasconcelos

Com o tema “Arte em Movimento, Alegria que Contagia”, a festa acontece no centro histórico, com DJs e blocos tradicionais, como o Bloco da Sofrência e o Infantil Ra-Tim-Bum, além dos grupos percussivos locais.

Piranga

O CarnaPiranga 2025, com o tema “Folia que Conta Histórias”, valoriza os blocos tradicionais Zé Pereira (107 anos) e Bloco do PEC, além de shows, matinês e ambientação na praça central.

Itabirito

O “Meu Carnaval 2025”, com o tema “Tradição e Diversidade”, conta com show do Ara Ketu, apresentações dos blocos Beiço do Wando, Chama o Síndico e Baianas Ozadas, além de trios elétricos e matinês.

Ouro Branco

O “Carnaval Sustentável” começa no dia 27, com blocos tradicionais e matinês. No domingo, o destaque é o Bloco Charrete Jazz, e na segunda-feira acontece o inédito Carnarock, unindo folia e rock.

São Gonçalo do Rio Abaixo

O GonçaloFolia, com o tema “Onde a tradição se encontra com a alegria”, traz 12 blocos tradicionais, atrações de Belo Horizonte e matinês infantis como o Bailinho Aquático.

Bom Jesus do Amparo

O “Carnaval Amor e Paz” acontece na Praça Cardeal Motta, com shows de bandas, DJs e matinês, além da tradicional fanfarra da Comunidade Quilombola de Felipe.

Itapecerica

O tradicional Itabeleza 2025 traz blocos icônicos como Balaco Baku, Mal Dormidos, Só a Nata e Suvaco de Cobra, além de atrações para o público infantil ao longo do dia.

Lagoa Santa

O “Lagoa Santa Folia” acontece na Arena Multiuso e na orla da Lagoa Central, com destaque para a apresentação da Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, além de shows de Felipe Hott e Baianeiros.

Nova Lima

Com o tema “A Alegria Mora Aqui”, a cidade recebe 30 blocos e 40 desfiles em 15 bairros, incluindo o tradicional Bloco dos Sujos, além de escolas de samba e uma programação cultural no distrito de Macacos.

Cataguases

A Estação da Folia resgata a tradição do carnaval de rua, com o retorno do Sambulante e dos blocos caricatos. Serão 10 dias de festa, com valorização de artistas locais e shows nacionais.

O post Para além de BH: veja opções para o carnaval, que vão de cidades históricas a locais de ‘refúgio’ em Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.