Sindicato cobra orientações e transparência da PBH sobre trabalho de fiscais durante Carnaval

A polêmica sobre a venda exclusiva de cervejas da Ambev no Carnaval de Belo Horizonte continua crescendo. Desta vez, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIBEL), que também representa os fiscais, se pronunciou e cobrou mais transparência e orientações da prefeitura em relação ao como esses trabalhadores devem agir durante o Carnaval.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Em nota oficial, o sindicato destacou que a publicação tardia do decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, que estabelece essa exclusividade, surpreendeu tanto os fiscais quanto a população e os comerciantes locais, dificultando o planejamento e a execução eficaz das atividades dos trabalhadores.

Outro ponto questionado pelo SINDIBEL é a falta de resposta do Executivo sobre a apreensão de mesas e guarda-sóis que exibem marcas de cerveja concorrentes da Ambev. Na última semana, bares em diferentes regiões de BH foram alvos de fiscalização da prefeitura. No entanto, até agora, os fiscais ainda não receberam uma diretriz clara sobre como agir nesses casos, segundo o sindicato.

“Os Fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental já solicitaram formalmente e aguardam uma manifestação clara e objetiva da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (SMPU) e da Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS) sobre a legalidade da apreensão de mobiliário urbano, como Ombrelones ou mesas, que contenham marcas de cerveja diferentes da patrocinadora oficial do Carnaval. Essa definição é crucial para orientar nossas ações e evitar arbitrariedades. Registramos que tal manifestação ainda não foi emitida nem pela SMPU nem pela SUFIS”, afirma a entidade.

Além disso, o sindicato deixou claro que os fiscais não estão agindo com truculência e que priorizam a orientação e o diálogo com os comerciantes. “Entendemos que o diálogo e a conscientização são ferramentas mais eficazes para garantir o cumprimento das normas e o bom funcionamento do Carnaval”, destaca o sindicato.

A reportagem do BHAZ entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e aguarda retorno.

O post Sindicato cobra orientações e transparência da PBH sobre trabalho de fiscais durante Carnaval apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.