Onda de calor afeta várias regiões do Brasil até março; saiba os detalhes

Onda de calor: Sensação térmica pode chegar a 70°C nos próximos dias

O clima quente e sufocante que tem afetado várias regiões do Brasil nos últimos dias é resultado de uma nova onda de calor, que traz temperaturas extremamente elevadas para o território brasileiro. O fenômeno já está sendo sentido em países vizinhos, como o Paraguai e a Argentina, onde as temperaturas atingem picos de até 39°C.

No Brasil, esse calor intenso se espalha por diversas localidades, especialmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e a tendência é que ele perdure até março de 2025.

Onda de calor no fim de fevereiro

calor
Imagem: Marc Bruxelle / Shutterstock.com

Como o calor tem afetado o Brasil?

O fim de semana que se passou foi marcado por temperaturas bastante elevadas em várias cidades brasileiras. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou as maiores temperaturas do final de semana no dia 23 de fevereiro, com valores variando entre 30°C e 34°C em diversas localidades. No entanto, as temperaturas em várias áreas do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste ultrapassaram os 35°C, chegando a quase 40°C.

Leia mais: Mudança no clima: calor extremo e chuvas fortes devem predominar, segundo meteorologista

Entre as 5 maiores temperaturas registradas no Brasil estão:

  • 39,5°C em Porto Murtinho, no oeste do Mato Grosso do Sul (MS)
  • 37,2°C em Pato, no interior da Paraíba (PB)
  • 37,5°C em Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul (RS)
  • 36,7°C em Pedro Gomes, no norte do MS
  • 36,5°C em Bonito, no oeste do MS

A onda de calor no Sul do Brasil

A onda de calor que se iniciou na última semana de fevereiro afeta, principalmente, a Região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as temperaturas começaram a subir já no dia 24 de fevereiro, com registros próximos aos 30°C pela manhã e valores que podem atingir 35°C a 40°C em algumas localidades durante o dia. A região de fronteira oeste, incluindo áreas como a Campanha, deve enfrentar calor extremo, com termômetros passando dos 40°C.

Em Santa Catarina, as temperaturas previstas são de 30°C no início da semana, com máximas chegando até 34°C no extremo sul e no oeste. Já no Paraná, a situação não é muito diferente, com o calor mais intenso se concentrando no oeste e sudoeste, com valores chegando até 36°C.

Previsão para a próxima semana

Na terça-feira, 25 de fevereiro, a massa de ar quente se intensifica, provocando um aumento de até 3°C nas temperaturas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os termômetros podem ultrapassar os 40°C nas regiões de fronteira das Missões, Oeste e Campanha. Já na região central e na grande Porto Alegre, a expectativa é de temperaturas variando entre 39°C e 41°C.

Em Santa Catarina e Paraná, o calor também aumenta, mas de forma mais moderada, com um acréscimo de 1°C, mantendo o desconforto térmico, especialmente no oeste catarinense e na porção oeste paranaense, onde os termômetros podem marcar até 36°C.

O que esperar nos dias seguintes?

A quarta-feira (26 de fevereiro) será marcada por mais um dia quente, mas com temperaturas levemente mais baixas, devido ao enfraquecimento do transporte de ar quente proveniente das regiões norte do Brasil. As previsões indicam que, embora as temperaturas possam não subir significativamente, o calor permanecerá intenso na Região Sul.

Com a chegada do fim de semana, o calor deverá diminuir um pouco, especialmente nas áreas mais afetadas pela onda de calor. A previsão é que as chuvas comecem a aumentar, o que ajudará a reduzir a intensidade do calor e a trazer condições mais amenas durante as precipitações.

O que esperar no início de março?

A previsão para a primeira semana de março é de que a onda de calor continue com intensidade, mas de forma irregular. As condições térmicas se espalham para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A massa de ar quente se desloca para o centro-sul do Brasil, e as temperaturas continuam acima da média para o período, com variações de até 6°C acima da normalidade. Isso significa que, mesmo que o fenômeno não atinja de forma igual todas as regiões, a maioria do território brasileiro enfrentará temperaturas extremas.

Entre os dias 3 e 10 de março, as temperaturas podem chegar aos 37°C a 39°C em diversas regiões, como o interior do Rio Grande do Sul, oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais e interior do Nordeste. No leste de São Paulo, na capital paulista, as máximas podem atingir 34°C. O Rio de Janeiro e o Espírito Santo também registrarão calor, com temperaturas em torno dos 36°C e 33°C, respectivamente.

Como a onda de calor afeta a agricultura e a economia?

Nova onda de calor pelo Brasil deve elevar a temperatura em até 7ºC
Imagem: wirestock/ Freepik

As altas temperaturas também têm impacto na agricultura, principalmente em cultivos que dependem de um clima mais ameno, como os grãos e a produção de leite. A falta de chuvas pode agravar a situação, especialmente no Sul e no Centro-Oeste do Brasil, onde o risco de estiagem é mais elevado. A economia local também pode ser afetada, com a escassez de recursos hídricos e o aumento nos custos de produção.

Considerações finais

A onda de calor que atinge o Brasil no final de fevereiro e começo de março traz condições extremas de calor, com temperaturas que podem chegar aos 40°C em algumas regiões. A tendência é que o clima quente se espalhe por diversas partes do país, afetando a saúde da população e trazendo impactos para a agricultura e a economia.

Embora o fenômeno comece a perder força na segunda semana de março, é fundamental que a população se prepare e adote medidas de precaução durante este período de altas temperaturas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.