Vans vão dar suporte a mulheres vítimas de assédio no Carnaval de BH 2025

O Carnaval 2025 de BH vai contar com uma novidade para ampliar o combate à violência contra mulheres. Duas vans vão ficar estacionadas em pontos estratégicos da cidade para atender vítimas e orientar folionas que precisarem de apoio.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O anúncio da ação foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) e equipe, na manhã desta terça-feira (25), no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da capital mineira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), os veículos ficarão estacionados, entre os dias 1º e 4 de março, na Praça Sete e no encontro da Avenida Getúlio Vargas com Antônio de Albuquerque.

“Essas duas vans poderão sair para levar as mulheres para algum lugar de necessidade. Mas lá estarão promotor, Polícia Civil, psicólogos, assistentes sociais e defensor público”, detalhou a subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres na Sedese, Joana Coelho.

O suporte da van não será a única ação voltada para o público. As Forças de Segurança estão distribuindo aos foliões, tanto de BH quanto do interior, leques personalizados do Carnaval. O material também traz telefones úteis de órgãos públicos voltados para mulheres vítimas de violência.

Interior

A Sedese, em parceria com os órgãos de Segurança, também desenvolveu ações específicas para as cidades do interior de Minas Gerais, que não vão receber as vans.

Por outro lado, o Governo iniciou uma série de treinamentos para pessoas diretamente envolvidas com a festa. “Trata-se de protocolo Fale Agora na Folia. É uma capacitação de como acolher a mulher caso haja algum tipo de assédio e o que fazer com o agressor caso estabelecimentos públicos ou privados sejam palcos da ação”, comenta Joana Coelho.

De acordo com a subsecretária, a preparação é feita com funcionários de prefeituras , restaurantes, bares, polícias e eventos. Equipes da pasta estão percorrendo cidades mineiras que terão Carnaval em 2025 para concluir os treinamentos.

Para além disto, pessoas capacitadas para acolhimento de mulheres vítimas de assédio usarão pulseiras roxas nas cidades do interior e serão consideradas “pontos focais” para orientar as vítimas.

O post Vans vão dar suporte a mulheres vítimas de assédio no Carnaval de BH 2025 apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.